
O deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) agora é cidadão leonense. O título foi concedido pela Câmara de Vereadores em sessão solene realizada no dia 25 de abril. O proponente da homenagem, por meio de Decreto Legislativo, foi o vereador João Elem Ferreira Quevedo, o Lelei (PSDB), que presidiu a sessão.
Trzeciak, conhecido como Daniel da TV, iniciou a carreira política em 2016, quando conquistou uma cadeira na Câmara de Vereadores de Pelotas. Em 2018, com um discurso autêntico e firme nos propósitos da transparência e dos gastos públicos, foi eleito à Câmara Federal, obtendo 74.789 votos, tornando-se o deputado federal representante da metade sul do Estado.
Já em 2022, foi reeleito com a maior votação, alcançando os 77.232 votos. Para Capão do Leão, Trzeciak destinou sob forma de emenda parlamentar o montante de aproximadamente R$ 300 mil, proporcionando o calçamento de ruas como Alberto Demari e Juvenal Albuquerque Costa, no bairro Jardim América. Também, destinou duas máquinas retroescavadeiras, uma viatura para Brigada Militar e recursos para a Secretaria Municipal de Saúde, além da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e outras entidades.
O trabalho sério de representatividade da metade sul do Estado em Brasília colocou o parlamentar do PSDB em destaque no ranking dos políticos que mais se destacam no parlamento federal. Ao justificar o decreto, Quevedo elogiou o trabalho desenvolvido pelo deputado em trazer recursos para o município e para o Estado.
“Nós temos que acreditar em nossos sonhos, na nossa vontade que não é uma vontade individual e, sim, coletiva, para podermos ter um representante lutando em Brasília pela nossa região que precisa ser forte outra vez”, disse Trzeciak ao discursar no plenário da Câmara Municipal, referindo-se ao período que deixou a vereança para concorrer a uma vaga na Câmara Federal.
Já na segunda eleição, em 2022, Trzeciak usou o slogan “Fazer acontecer pelas pessoas” e, dentre inúmeras lutas contra a injustiça social, sempre se posicionou a favor da população lutando contra os abusos do valor dos pedágios na Metade Sul, a economia do dinheiro público, renunciou à aposentadoria especial e fez doação de recursos do auxílio-mudança e das milhas aéreas para entidades e instituições, além de atuar como fiscalizador dos recursos descentralizados destinados à população.
Participaram da sessão solene correligionários, políticos de outras agremiações partidárias, representantes de entidades governamentais e civis, além do prefeito Vilmar Schmitt (PP), que foi acompanhado do secretário de Administração, Luís Fernando Lopes Pereira; do secretário de Obras, Urbanismo e Habitação, Hugo Alexandre Albuquerque; e do secretário de Saúde, Paulo Renato Lourençon da Costa.
A mesa foi composta também pelo médico, ex-vereador e ex-vice-prefeito, Edson Ramalho; pelo ex-vereador Emerson Brito; pelo assessor da sub-chefia do interior da Casa Civil do Estado, David Martins; pelo ex-vice-prefeito e ex-vereador de Pelotas, Idemar Barz (PSDB); pelos vereadores Valdenei Borges Nunes, o Jacaré (PSDB), Rafael Peres (PSD) e Junior Gomes (MDB); pela representante do PSDB-Mulher, professora Leiva Nornberg; e pela empresária Maria Helena Jeske. Todos destacaram a importância e os bons resultados do trabalho realizado pelo parlamentar na Câmara Federal.



