Gauchão 2025: Bra-Pel será em dose dupla em março

Clássico volta no início do mês de março na Boca do Lobo e na Baixada. (Foto: Ederson Ávila)

O status que mais se encaixa no chamado Quadrangular do Rebaixamento, fase do Campeonato Gaúcho que vai definir, entre Esporte Clube Pelotas (ECP), Grêmio Esportivo Brasil (GEB), Avenida de Santa Cruz do Sul e São José, os dois clubes rebaixados é quadrangular da morte. Os dois últimos colocados carimbam o passaporte para a Divisão de Acesso (Segunda Divisão) do futebol do Rio Grande do Sul em 2026. A disputa, que começou na quarta-feira (19) e prossegue neste sábado (22) e domingo (23), marca dois clássicos entre Brasil e Pelotas logo à frente, mais precisamente nos dias 2 e 5 de março, respectivamente, na Boca do Lobo e Bento Freitas.

Independentemente de como chegarão áureo-cerúleos e rubro-negros aos confrontos entre si na disputa estadual, os clássicos serão uma espécie de divisor de águas na luta de cada um para fugir do famigerado rebaixamento. As datas confirmadas pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) nesta quinta-feira (20) embalam as imaginações ao redor dos jogos. O primeiro confronto será no domingo de Carnaval (2), às 19h, na Boca do Lobo. O segundo clássico na casa rubro-negra será na Quarta-feira de Cinzas (5), ou seja, quem merecer poderá comemorar carnavalescamente.

Antes

Mesmo em dose dupla, ainda faltam alguns dias para o relevante Bra-Pel do Gauchão 2025. Enquanto isso, os focos dos clubes pelotenses apontam para a segunda rodada do quadrangular da morte, neste fim de semana, na Princesa do Sul.

No sábado, o Brasil enfrenta o São José, às 19h, no Estádio Bento Freitas. No domingo, será a vez do Pelotas ir a campo, às 16h30, para enfrentar o Avenida, na Boca do Lobo. São jogos que encaminham xavantes e lobos na passarela dos aflitos do quadrangular da morte.