
Com apenas 12 anos de idade, a jovem Manuela Kerstner Schmechel, do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Benjamin Constant, de Arroio do Padre, realizou uma sessão de autógrafos de seu primeiro livro, na última terça-feira (5), na 50ª Feira do Livro de Pelotas. A obra se trata de um livro “dois em um”, contendo um romance e uma coletânea de poemas.
Intitulado de “Poemas a parte” e “Sempre foi mais que amizade”, o livro é fruto de um projeto escolar de desenvolvido pela professora Cristine Stark com a turma de Manuela no ano de 2023. A educadora conta que trabalha diversos gêneros em suas turmas e aplicava esse aprendizado na escrita de um livro da turma. “A Manuela já havia escrito um livro no quarto ano. Aí dei a ideia dela escrever um no quinto ano também. Ela escolheu o gênero romance, mas como estávamos trabalhando com a poesia, resolvemos fazer esse livro dois em um”, explica.
“Poema e essas coisas, eu sempre gostei de escrever. Também porque, na minha opinião, é o gênero mais fácil. O problema que eu tenho, às vezes, é pra imaginar, mas eu sempre consegui fazer isso com muita facilidade. Então, ela ( a professora) perguntou se eu não queria fazer um livro separado de poemas, e consegui”, conta a autora mirim.
A publicação da obra foi viabilizada através de verba disponibilizada pela Lei Paulo Gustavo, concedida por meio de uma inscrição realizada pela diretora da escola de Manuela, Daniela Canez.
No dia da sessão de autógrafos, a estudante foi prestigiada com a presença de seus pais, irmão e amigos, além do prefeito de Arroio do Padre, Rui Carlos Peter (União Brasil); da chefe da coordenação pedagógica da Secretaria de Educação, Nathália Bonow; da diretora da escola, Daniela; da professora Cristine; e dos alunos da turma do 6° ano A.

Quanto à experiência como autora exposta na Feira do Livro de Pelotas, a jovem revela nunca ter sentido emoção parecida. “É uma sensação muito nova. Nunca tinha nem vindo aqui na Feira, é uma sensação ótima, sabe?”, detalha.
Apesar de não pretender seguir na carreira como escritora, Manuela carrega a mesma determinação utilizada na criação de seus livros para seus projetos futuros. “Quero muito ser jogadora de futebol ou psicóloga. É mais o meu sonho, mas eu vou no caminho que der. Vou me esforçar para ter o que eu quero”, conta a jovem.



