Turuçu é contemplado em projeto do Estado que visa fortalecer a Agricultura Familiar e a agroindustrialização

Conforme a Emater, os recursos apoiarão ações que irão ampliar a renda das famílias, melhorar as condições de trabalho, bem como fortalecer o protagonismo das mulheres já que estão à frente da maioria das iniciativas beneficiadas. (Foto: Divulgação)

Agroindústrias familiares, famílias da comunidade quilombola da Mutuca e a Associação de Leiteiros de Turuçu foram beneficiados com projetos elaborados pela equipe municipal da Emater/RS-Ascar, captando cerca de R$ 350 mil através do Programa Agrofamília. A iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), visa fortalecer a Agricultura Familiar e a agroindustrialização. Os recursos das linhas de financiamento são disponibilizados via Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), sendo a Emater responsável pela elaboração e acompanhamento técnico aos projetos.

No total, foram 10 propostas elaboradas que beneficiarão 18 famílias dentro dos seguintes programas: Sementes Forrageiras, voltado ao Fomento à cadeia produtiva do leite no município; Fomento e Investimento às agroindústrias familiares, que viabilizará equipamentos e insumos visando a qualificação, ampliação da produção e comercialização das agroindústrias; Fomento à recuperação produtiva para comunidades quilombolas, com o intuito de adquirir equipamentos e insumos necessários para a produção.

Conforme a médica veterinária e chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Alessandra Storch, os recursos apoiarão ações que irão ampliar a renda das famílias, melhorar as condições de trabalho, bem como fortalecer o protagonismo das mulheres já que estão à frente da maioria das iniciativas beneficiadas (em 90% dos projetos). “Isso vale o esforço da equipe que fez um mutirão para agilizar a elaboração e envio dos projetos. Esta é a razão do nosso trabalho”, afirmou Alessandra.

Uma das beneficiárias, Vera Tuchtenhagen, da Agroindústria Sabor da Colônia, enfatizou a importância do programa, principalmente neste momento, visto que como produzem a matéria prima da agroindústria, os produtores tiveram muitos prejuízos por conta dos eventos climáticos do último ano. “Vem em boa hora”, ressaltou a agricultora, apontando que a iniciativa irá qualificar a produção e a estrutura de processamento, ampliando a renda.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome