
A Associação de Produtores de Morango de Turuçu promoveu uma excursão para conhecer produtores de morango dos municípios de Bom Princípio e Feliz, localizados próximos à região metropolitana de Porto Alegre. O objetivo dos 48 agricultores participantes foi aperfeiçoar os conhecimentos e trocar experiências.
A viagem foi organizada junto a Emater-RS/Ascar, com apoio da Prefeitura Municipal, do escritório regional da Emater de Pelotas e dos escritórios municipais de Bom Princípio e Feliz. A associação foi criada em 2002 com o intuito de reunir e fortalecer os agricultores familiares produtores de morango de Turuçu. Atualmente com 49 famílias em seu quadro social, atua fortemente na produção de um fruto seguro e de qualidade diferenciada ao consumidor.
Além dos produtores, o grupo foi composto pela agrônoma Janaína Silva da Rosa, do escritório municipal da Emater em Turuçu e o supervisor e assistente técnico regional de Fruticultura, Edgar Nörenberg.

na propriedade da família Boetcher, em Feliz. (Foto: Divulgação)
Em Bom Princípio, foram recebidos pelos agrônomos Anna Cristina Xavier e Alexandre Sobierayski Matusiak, visitaram a propriedade da família Brandt, onde viram três diferentes sistemas de produção de morango, e trocaram informações sobre o uso de bioinsumos e manejo de doenças e insetos.
Na parte da tarde, em Feliz, o agrônomo Mateus Lemos Monteavaro acompanhou as visitas às propriedades das famílias Henzel e Boetcher, onde foi possível conversar mais sobre formulação de substrato e manejo de morango fora do solo.
Os técnicos e agricultores ainda trocaram convites para Festa Nacional do Moranguinho, em Bom Princípio, que será realizada em setembro, e para a Festa do Morango e da Pimenta de Turuçu, que ocorrerá em outubro.
“Essa troca é muito importante para nos fortalecermos como grupo e também para agregar conhecimentos ao manejo do morango. Fomos muito bem recebidos e visitamos belíssimas propriedades. Foi um dia muito especial” afirmou Janaína.