Os produtores de morango de Turuçu encerraram a colheita da safra de 2021 da fruta no município e já se organizam para a próxima. No último ano, 70 famílias estiveram envolvidas com a cultura, com o cultivo de 400 mil mudas, informa a Emater/RS-Ascar municipal. A produção foi de aproximadamente 400 toneladas da fruta. A expectativa é de que esses números sejam mantidos em 2022.
A fruta in natura é comercializada diretamente ao consumidor ou através de intermediários nos municípios próximos. Uma parte da produção, em torno de 25% é destinada para a indústria da região. Tradicional no município, a cultura do morango tanto pode se constituir como principal fonte de renda de propriedades familiares, assim como ser um complemento de renda às famílias rurais.
“Os agricultores familiares dedicam-se à produção de morango durante todo ano, obtendo frutos de ótima qualidade, sabor e aparência”, diz a extensionista rural do escritório municipal da Emater-RS/Ascar, engenheira agrônoma Janaína Silva da Rosa.
Segundo ela, os produtores têm buscado por diferentes alternativas à sua inserção no mercado e a obtenção de uma boa remuneração pela produção. “Algumas dificuldades como acesso ao mercado e o valor dos insumos são obstáculos encontrados e, para superá-los, as famílias buscam a organização rural e o acesso às políticas públicas”, explica.
Este é o papel da Associação de Produtores de Morango de Turuçu (APMT), que reúne 45 famílias produtoras, aproximadamente, 250 mil mudas de morango e uma produção de 200 toneladas da fruta. “Esses produtores se reúnem mensalmente discutindo questões importantes à produção do morango”, diz a agrônoma. Também através da APMT, eles acessam a política municipal Pro-Morango, uma importante ferramenta de acesso às mudas. Nesse caso, além de subsídio na compra dessas mudas, os produtores têm a possibilidade de pagá-las ao final de cada safra.
Na safra 2021, foram destinados R$ 200 mil para a aquisição de mudas. Assim, os produtores do município encerraram a colheita do morango em dezembro e já estão planejando a próxima safra. A exceção são aqueles que produzem mudas de dias neutros, o que lhes possibilita produzir morango praticamente todo ano.
Na última reunião da associação já foi providenciada a encomenda das mudas. Agora, são encaminhadas as análises de solo para realizar o preparo e adubação para o plantio. “Dessa forma, sem nunca parar, com muita união e trabalho, os produtores rurais dedicam-se diariamente para mais uma safra de morango de qualidade, característica das frutas aqui produzidas”, salienta a agrônoma.
Ela explica que estão em fase de discussão a implementação de ferramentas de rastreabilidade nas propriedades, o que gera uma maior confiança e garantia de qualidade ao produto ofertado ao consumidor. “Buscando sempre avançar e agregar qualidade ao produto, os produtores de Turuçu estão motivados e apostam em mais uma ótima safra de morango”, finaliza.