Com informações da Assessoria de Imprensa
Mais de 100 profissionais que atuarão nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas unidades de Saúde Mental foram recebidos, na última quinta-feira (9), no Seminário Integrador do IB Saúde. A partir da próxima segunda-feira (13), todas as 14 unidades terão equipes completas. Cada UBS terá médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal e serviços gerais em todo o horário de atendimento, além dos gestores e das equipes que atenderão nos Centros De Atenção Psicossocial (CAPS).
“Todos que chegarem às unidades de saúde serão atendidos”, comemorou o prefeito Rudinei Härter (PDT) ao falar aos profissionais sobre as mudanças implantadas com o novo convênio e a ampliação das equipes.
Os profissionais passaram por uma seleção realizada pelo Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para Desenvolvimento Humano (IB Saúde), que os contratou para atuarem na saúde de São Lourenço do Sul. A prefeitura e o IB Saúde conveniaram para atendimentos nas UBSs, Estratégias de Saúde da Família, equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e na área da saúde mental.
Na abertura do seminário, o vice-presidente Financeiro do IB Saúde, Vinícius Medeiros, apresentou o instituto aos profissionais contratados. “Estamos aqui para inovar e superar desafios”, disse ele, falando da necessidade de atendimento humanizado, com carinho e atenção. “É isso que nós esperamos, que a gestão do Município espera e que o usuário espera”. Medeiros fez uma ampla apresentação do IB Saúde, sua atuação, experiência e cidades onde atua.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valnei Bröse, falou do processo de discussões até que fosse definido o convênio com o IB Saúde. “O novo sempre traz expectativa e eu tenho certeza que teremos novos resultados”, comentou, destacando ainda o papel fiscalizador do conselho e parabenizando a gestão municipal pela discussão até a formatação do convênio. O presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/RS) e secretário de Saúde de Piratini, Diego Espíndola, também parabenizou o município. “Eu ando pelo país e sei que os prefeitos não conseguem melhorar e ampliar a atenção básica em saúde. Os municípios não tem capacidade para isso. Mas, São Lourenço está conseguindo fazer. São Lourenço passa a ser um modelo para o Estado”, elogiou.
A secretária municipal da Saúde, Jaqueline Bergmann, iniciou falando da coragem da gestão para enfrentar os desafios até chegar a este dia, destacando o envolvimento de muitas pessoas e muitas entidades nas discussões para formatar uma nova forma de fazer saúde. “Isso vai funcionar com a dedicação e comprometimento de vocês”, disse ela aos profissionais. “O dia de hoje celebra um marco, uma nova história”, definiu a secretária, que resumiu o caminho percorrido até este dia, interrompendo uma forma de trabalho que tinha mais de 20 anos e que não se adequava mais a realidade atual.
Por fim, o prefeito Rudinei Härter também falou sobre o desafio da mudança, mas dedicou sua fala especialmente aos profissionais. “Nunca tive dúvida de que acharíamos um caminho e temos aqui um excelente time de trabalho. Eu confio no profissionalismo de vocês. Esperamos de vocês dedicação, amor ao trabalho e carinho com as pessoas. É isso que precisamos nas nossas unidades. São Lourenço terá a saúde pública que a população merece”, disse Härter ressaltando o aumento das equipes para que todos que chegarem às unidades de saúde sejam atendidos. O prefeito também destacou que junto desta rede, mantém-se normalmente o convênio de pronto atendimento 24h com a Santa Casa de Misericórdia.
O seminário seguiu ao longo do dia com palestra de temas diversos sobre saúde e saúde mental e também capacitação dos profissionais para o sistema informatizado em rede utilizado na saúde de São Lourenço do Sul.