São Lourenço do Sul sedia dia de campo sobre feijão e batata doce

Além do público de mais de 35 pessoas, estiveram presentes várias autoridades. (Foto: Rafael Dias)

Aconteceu na quinta-feira (15) na localidade de Quevedos I, em São Lourenço do Sul, o “Dia de Campo de Segurança e Soberania Alimentar: Feijão e Batata Doce” das Unidades de Referência Técnicas (URTs) de feijão (fornecido pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária – DDPA da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação – Seapi) e batata doce (fornecidas pela Afubra).

Além do público de mais de 35 pessoas, estiveram presentes várias autoridades, como o vice-prefeito de São Lourenço do Sul, Cleo Duarte, o gerente da Cresol Jefferson Ritter, o secretário adjunto da Cooperativa Mista dos Pequenos Agricultores da Região Sul (Coopar), Haribert Hütner, o presidente do Sindicato Rural, Ricardo Serpa, o secretário municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Rodrigo Uarte, e o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Pelotas, Ronaldo Clasen Maciel.

Durante o evento foi realizada a palestra “Segurança Alimentar: consumo de alimentos seguros e seus benefícios para a saúde”, pelas extensionistas rurais Caroline Crochemore Velloso e Mariane Silva dos Santos. Em seguida, uma fala do extensionista Everton Schuch Vargas sobre o resultado do trabalho conduzido nas URTs.

No coffee break, foram servidos aos participantes bolos e biscoitos produzidos com feijão e batata doce, cujas receitas foram disponibilizadas a todos em livretos didáticos.

Na parte da tarde, o evento contou com palestras sobre a batata doce na alimentação animal, pela Emater/RS-Ascar, aquisição de mudas de batata doce pela Afubra e, por fim, oportunidades de comercialização pelo Supermercado Jepsen.

A atividade cumpriu uma das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) do contrato com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), meta 130, atividades 15 e 16, com o intuito de apresentar os resultados alcançados na condução do trabalho técnico na propriedade da família Henke, cujas URTS foram implantadas em novembro de 2022.

Esta pesquisa-ação que foi conduzida a céu aberto teve apoio dos órgãos de pesquisa e parceiros (doação de sementes e mudas), fazendo parte da Campanha Estadual de Segurança Alimentar promovida pela Emater/RS-Ascar denominada “Sementes e Mudas para a Continuidade da Vida”, que tem por objetivo promover e ressignificar a produção para autoconsumo, oportunizando a geração de renda.

De acordo com o extensionista Everton Schuch Vargas, “esse dia de campo é também uma forma de comemorar o trabalho da família que, apesar da seca e diversas dificuldades enfrentadas, conseguiu mostrar para a comunidade a importância destes alimentos na propriedade, que podem trazer saúde e diversificação e em alguns casos mais aporte de renda com a sua comercialização”.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome