
A Prefeitura de São Lourenço do Sul informou, na tarde de terça-feira (8), o recebimento de R$ 300 mil da Defesa Civil Estadual. O repasse é referente à situação de emergência decretada pelo município em fevereiro devido à estiagem.
Segundo dados da Emater/RS-Ascar, São Lourenço do Sul teve perdas de 70% na safra de milho, 50% na soja e 20% no cultivo do tabaco, ultrapassando R$ 155 milhões de prejuízos na agricultura.
O repasse atende à portaria nº 007/SPDC/2025 que autoriza o repasse extraordinário de recursos financeiros do Fundo Estadual de Defesa Civil aos municípios atingidos pela estiagem no Estado, que se encontram em situação de emergência ou estado de calamidade pública homologadas pelo governo do Estado, para ações de resposta e de restabelecimento.
Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Marcelo Soares Ferreira, o repasse será utilizado para adquirir cestas básicas para atendimento de famílias diretamente atingidas pelo evento climático extremo, compra de kits de higiene pessoal (álcool gel, protetor solar e hidratante), água mineral, ração animal para pequenos agricultores com criação de subsistência cadastradas, além de locação de caminhão pipa para transporte de água potável para consumo humano.