O cenário da produção de grãos em São Lourenço do Sul

A predominância do tempo seco no Rio Grande do Sul permitiu o avanço das atividades de colheita dos grãos de verão. Foto: Divulgação

A Coopar/Pomerano acompanha o produtor em todas as etapas da produção de grãos, desde o plantio até a comercialização. O quadro de associados da cooperativa conta com cerca de cinco mil produtores. Destes, cerca de 60% desenvolvem a atividade de grãos, com produção alicerçada em duas importantes culturas: soja e milho.

Os altos preços pagos pelos grãos fizeram com que muitos produtores apostassem nas culturas nos últimos anos. Nesta safra, a área plantada é 20% maior que na safra anterior. Mas em contrapartida, os custos da lavoura também aumentaram. Sementes, fertilizantes, defensivos e outros tiveram um aumento significativo nas últimas safras.

Quem é da agricultura sabe: nenhuma safra é igual. As lavouras são uma indústria a céu aberto e as condições climáticas influenciam drasticamente nos resultados das safras. Neste ano, a estiagem atingiu diversas regiões, causando perdas de umidade em momentos importantes do desenvolvimento dos grãos.

O técnico da Coopar, Cléber Treichel, explica que apesar da área plantada ter sido maior há uma previsão de que a safra seja razoável, sem grandes recordes como haviam sido registrados anteriormente. A expectativa é que sejam colhidos 250 mil sacos de soja e 150 mil sacos de milho, considerando sacos de 60kg.

O ponto positivo é que com a precipitação menor de chuvas, a pressão de doenças foi baixa. Isso acontece porque a umidade é responsável pela proliferação de diversos fungos e lagartas, que costumam atacar as lavouras.

Assistência técnica
Para ajudar os produtores a escolher as sementes e produtos que irão dar os melhores resultados, a Coopar/Pomerano disponibiliza assistência técnica gratuita para todos os associados. Na unidade matriz, o técnico é Cléber Treichel, e na filial, Micael Affeldt. Ambos podem ser solicitados pelos produtores para atender as demandas.

Armazenagem
A Coopar/Pomerano conta com três unidades para secagem e armazenagem de grãos: uma localizada junto a matriz, no km 24,5 da ERS 265, outra junto a filial da Picada Esperança e a terceira na localidade de Pedrinhas, na ERS 265. No total, a capacidade é de 12,9 mil toneladas.

As estruturas ajudam na negociação de preços melhores, já que com a possibilidade de estocar a produção, os agricultores podem aguardar o melhor momento de vender os grãos.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome