*Com informações da Assessoria de Imprensa
O prefeito Rudinei Härter assinou no dia 1º de abril, convênio com a Superintendência do Porto de Rio Grande para a retomada da dragagem do arroio São Lourenço, para evitar cheias em períodos chuvosos. O novo convênio tem validade até 31 de dezembro deste ano, podendo ser prorrogado.
Um contrato de cessão de uso não oneroso do batelão da draga já havia sido assinado em 2019. Batelão é a embarcação Cangussu que carrega o maquinário que faz a dragagem. O contrato assinado agora é para a execução do trabalho. Pela importância que a dragagem tem para a comunidade, o trabalho, em parte, será custeado pelo Município. “Os períodos chuvosos que já tivemos sem cheias desde que a dragagem começou comprovam que o trabalho tem o resultado que esperávamos”, comentou o prefeito.
Nos anos três anos anteriores, a média de chuvas em outubro, por exemplo, foi de 103 milímetros. Em 2019 foram mais de 300 milímetros no mês, mas, apesar do excesso, o arroio não saiu de seu leito, o que representa tranquilidade aos moradores próximos que antes da dragagem eram frequentemente atingidos por cheias. Em 2015, foram três cheias consecutivas no mês de outubro. “A extração de areia do arroio é uma obra extremamente importante para a comunidade”, resumiu o prefeito após a assinatura do novo convênio.
A draga retira 120 metros cúbicos de areia por dia trabalhado. Esta areia é utilizada em obras de pavimentação de ruas. Anteriormente, o arroio transbordava na cidade quando a água atingia 1,85 metros no medidor do Passo do Candombe, na zona rural. Desde o início da dragagem não houve transbordamento com nível inferior a 2,22 metros no medidor.