São Lourenço do Sul sedia Encontro de Mulheres Pescadoras das Lagoas Mirim, Mangueira, Patos e Peixe

Foi lançada pela Emater/RS-Ascar a campanha de segurança alimentar “Sementes e Mudas Para a Continuidade da Vida”. (Foto: Rafael Dias, Emater/RS-Ascar)

Aconteceu na última quarta-feira (19), em São Lourenço do Sul, o Encontro de Mulheres Pescadoras das Lagoas Mirim, Mangueira, Patos e Peixe. Um importante espaço de valorização e trocas de experiências, que reuniu um público aproximado de 100 pessoas.

Estiveram presentes mulheres das colônias de pescadores Z8 (São Lourenço e Arambaré), Z1 (Rio Grande), Z2 (São José do Norte), Z3 (Pelotas), Z11 (Tavares e Mostardas), Z43 (Tapes) e Z16 (Santa Vitória do Palmar). Participaram também diversas autoridades, como o vice-prefeito de São Lourenço do Sul, Cleo Uarthe (PDT), e a então futura presidente da Emater/RS-Ascar, Mara Helena Saalfeld, além de representantes do Banrisul e da Cooperativa Coopar/Pomerano Alimentos, pesquisadores da Furg e representantes do Círculo de Referência em Agroecologia Sociobiodiversidade Soberania, e Segurança Alimentar e Nutricional da Ufrgs.

O objetivo deste evento, segundo a assistente técnica regional, Regina Medeiros, foi comemorar o Dia da Mulher, buscando valorizar a força e o protagonismo das pescadoras nas suas comunidades. Foram ministradas palestras, rodas de conversa e oficinas de produção de sabão, esponjas com redes de pesca e confecção do fio da rede recicladas para artesanato.

Segundo a pescadora Kelly Rigon, de Tapes, o evento foi fundamental para promover a integração das pescadoras, pois moram em vilas isoladas e muitas vezes não têm oportunidade de conhecer outros lugares e novas realidades. “As mulheres pescadoras são a base das suas famílias, pois os maridos vão para a lagoa e passam mais de 20 dias embarcados, e quem cuida dos filhos, da casa e da família são as mulheres. E quando o marido retorna com o peixe, começa o nosso serviço de beneficiamento, processamento e comercialização, que fazemos com muito amor e cuidado “, ressaltou Kelly.

Na oportunidade, foi lançada pela Emater/RS-Ascar a campanha de segurança alimentar “Sementes e Mudas Para a Continuidade da Vida”, com distribuição de mudas de hortaliças e temperos (alface, cebolinha e salsinha), material didático sobre Hortas em Pequenos Espaços, estimulando o cultivo para o autoconsumo das pescadoras artesanais. Foi abordado também a alimentação saudável com a produção de sal temperado.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome