O mau tempo dos últimos dias ocasionou muita chuva em São Lourenço do Sul e também registros de queda de granizo. Na madrugada da última quarta-feira (11), houve queda de granizo em praticamente todo o município, com maior diâmetro em algumas regiões da zona rural.
Há relatos de casos mais sérios em Picada Esperança, Gusmão, Evaristo, Pinheirinhos, Faxinal, Formosa, Santa Tereza, Pinheiros e Picada Formosa, por exemplo. No Faxinal, há relatos de, pelo menos, uma lavoura de fumo completamente atingida. Os danos ainda estão sendo contabilizados.
A equipe da Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros também fizeram monitoramento constante do arroio São Lourenço que, apesar de nível elevado, não saiu do leito, reflexo do trabalho de desassoreamento que está sendo realizado. Com isso, níveis antes registrados nos medidores para cheias estão sendo ultrapassados em que o arroio saía de seu leito.
O prefeito Rudinei Härter (PDT) está articulando a cessão de uso da draga por tempo indeterminado junto ao Estado e a União para manter este serviço enquanto for necessário o desassoreamento.