São Lourenço do Sul é um dos quatro municípios gaúchos escolhidos para Projeto Previdência Sustentável

Prefeito Rudinei Harter (PDT). (Foto: Divulgação)

São Lourenço do Sul foi um dos quatro municípios gaúchos selecionados para participar do Programa Previdência Sustentável, a partir de convênio entre a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O prefeito Rudinei Harter (PDT), em uma das agendas cumpridas em Brasília, fez uma apresentação junto à CNM o município pudesse fazer parte deste estudo.

A lista com os municípios selecionados foi divulgada no dia 10 de março. No total, são 60, de todas as regiões do país. A ideia é que esse estudo ajude estes municípios a equacionarem seus déficits previdenciários, além de fomentar o desenvolvimento local.

A primeira fase do projeto será um suporte para que as administrações municipais elaborem medidas estratégicas para equacionar o déficit atuarial de seus Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) a partir de planos de benefício e custeio e programas de capacitação para gestores na área de previdência. Em seguida, será oferecido suporte à elaboração de um plano de desenvolvimento local por meio do planejamento de investimentos em infraestrutura e de desenvolvimento de negócios em áreas como mobilidade urbana, habitação, educação e saúde.

Como resultado dessa iniciativa, espera-se, além da redução do déficit previdenciário dos municípios, a redução dos custos e aumento na eficiência da gestão dos RPPS, o desenvolvimento urbano e o fomento à criação de micro e pequenas empresas por meio de instrumentos de financiamento e capacitação. Outro resultado esperado é a difusão de uma cultura de planejamento estratégico, participação social no desenvolvimento local e a criação de novas formas de parceria entre o setor público e o privado.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome