Ruralidades: Projeto conecta a universidade pública e a realidade local e regional

O projeto de divulgação busca apresentar artigos, textos e notícias relacionadas ao turismo rural, agroindústrias e o contexto do mundo rural. (Foto: Divulgação)

Em 2020, ainda sob os efeitos da pandemia do COVID-19 e buscando ferramentas para divulgar as ações acadêmicas e aprendizados do curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural (PLAGEDER), por meio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, surge inicialmente nas mídias sociais o Ruralidades Sul.

Conduzido pelo acadêmico Rodrigo Seefeldt, o projeto de divulgação buscava apresentar artigos, textos e notícias relacionadas ao turismo rural, agroindústrias e o contexto do mundo rural.

Em 2021, o Ruralidades recebe um novo formato, passando a ter um espaço semanal na Rádio Litoral Sul FM, atingindo mais de 23 municípios da região sul e centro-sul do estado. Apresentado todos os sábados, das 12h às 13h, busca levar as principais informações sobre o desenvolvimento rural e curiosidades.

No mesmo ano, é criado o Website que foi desenvolvido de forma simples para que o leitor possa acessar as principais notícias sobre temas como: turismo rural, agroindústrias, energias renováveis, cadeias produtivas, textos históricos e culturais, previsão do tempo, literatura, desenvolvimento rural, dicas nutricionais, segurança alimentar e outras informações.

Com o passar dos meses, o Ruralidades foi se tornando um instrumento de cunho social e histórico, atuando na divulgação das mais diversas ações e serviços da comunidade, como na arrecadação de alimentos e fomentado a literatura local.

Depois de tantos temas trabalhados, o Ruralidades se consolida como uma ferramenta de informação interativa, valorizando a cultura, história e o desenvolvimento rural. As pautas elaboradas pelo Ruralidades também recebem destaque na mídia local e regional.

“Agradeço ao PLAGEDER, pois através de suas disciplinas possibilitaram abrir portas e janelas da imaginação ao mundo rural e contemporâneo e fundar o Ruralidades que seguirá conectando ideias”, diz Rodrigo.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome