União Lourenciana de Ciclistas recebe a Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia

Entrega ocorreu na terça-feira (23), com a presença de representantes da ULC. (Foto: Marcela Santos)

Na terça-feira (21), o deputado estadual Zé Nunes (PT), entregou a Medalha da 55ª Legislatura à União Lourenciana de Ciclistas (ULC). A homenagem ocorreu na Semana Estadual do Incentivo ao Ciclismo no RS, Lei 15.493/20, de autoria do parlamentar, que institui a Semana Estadual do Incentivo ao Ciclismo no RS.

O fundador da entidade, Dirceu Hartwig, recebeu a homenagem em nome da ULC. “Hoje renovamos nosso compromisso com o cicloturismo. Desde 87 trabalhamos com o esporte, com a mentalidade de criar oportunidade para pessoas pedalarem com responsabilidade, disciplina e saúde. A homenagem é motivo de gratidão”, declarou.

Para o deputado, com esta homenagem a Assembleia reconhece um trabalho de muitas décadas em prol do ciclismo na região Sul, Estado e país. “A ULC tem vasta contribuição no incentivo ao ciclismo, e na sustentabilidade das cidades, em especial São Lourenço. Precisamos seguir trabalhando pela ampliação das ciclovias, incentivar o uso da bicicleta, e cada vez mais, estimular o uso da bicicleta como meio de transporte, bem como sensibilizar a sociedade dos benefícios socioeconômicos da prática do ciclismo. Precisamos aperfeiçoar as estradas, contemplando em todos os projetos de investimento viário a questão da bicicleta. Quanto mais desenvolvido é um país, mais temos essa forma de transporte e ela dialoga com o turismo”, disse. Segundo ele, existem um bilhão de bicicletas no mundo, e o Brasil é o quinto na lista de países com mais bicicletas“, disse

Zé Nunes lembrou que a semana é compatibilizada com o Dia de Respeito aos Ciclistas, celebrado dia 25 de fevereiro, pelo episódio ocorrido com um grupo de ciclistas do movimento Massa Crítica, que foi surpreendido por um motorista em Porto Alegre que jogou o seu carro contra o grupo, atropelando-os e fugindo do local. O fato chocou o estado, repercutiu em todo o Brasil e deu visibilidade e alerta sobre a insegurança que vivem os ciclistas que optam pelo uso da bicicleta como meio de transporte.

Estiveram presentes representantes da diretoria da ULC, Celso Santos, Leonardo Luís Ludtke e Diego Hartwig, o secretário de Turismo, Indústria e Comércio da São Lourenço do Sul, Luís Carlos Citrini Braga, e a diretora da Secretaria do Turismo, Simone Leite.

A homenagem

A ULC iniciou suas atividades em janeiro de 1987, quando participou da I etapa do Campeonato Aberto de Ciclismo do Interior do RS. Seu fundador e presidente foi Dirceu Hartwig. Na Avenida Getúlio Vargas, em São Lourenço do Sul, foram inúmeras provas que reuniram mais de 100 atletas gaúchos. Integram esses 37 anos muitas glórias do pedal conquistas de títulos regionais, estaduais e o quarto lugar no Campeonato Brasileiro. A partir de 1995, na gestão de Danilo Elias, o mountain-bike foi tomando forma.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome