Südoktoberfest é lançada com expectativa de novos recordes em São Lourenço do Sul

A 32ª Südoktoberfest terá a programação mais longa de sua história (Foto: Cristian Iepsen/JTR)

Em clima de muita alegria, a 32ª Südoktoberfest foi lançada no último sábado (17), em jantar baile realizado no CTG Sepé Tiaraju, que ficou lotado para acompanhar o que está sendo preparado para outubro e, claro, aproveitar para antecipar o clima da “Festa de Outubro no Sul”, que tem expectativa de bater novos recordes.

Com o tema “No mês de outubro a cidade vira festa”, a 32ª Südoktoberfest terá a programação mais longa de sua história. Serão oito dias de muita cultura, quatro deles em diferentes pontos da cidade e outros quatro no parque montado no Esporte Clube São Lourenço. Há, também, expectativa de recorde de público, de consumo de chopp e de fazer a Maior Polonaise do Mundo, mais uma vez.

A solenidade contou com a participação do prefeito Rudinei Härter (PDT) que, ao falar da importância da Südoktoberfest, ressaltou o crescimento que vários eventos tem tido no município, importantes para a economia, especialmente a Südoktoberfest em 32 anos. “Parabenizo vocês, pois fazem parte de São Lourenço desenvolvido e reconhecido. Tenho a certeza que teremos mais uma grande Südoktoberfest com toda aquela grande animação”, disse.

O presidente do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein, Fabiano Bosenbecker, falou da programação estendida da 32ª edição. “Serão oito dias para fazer São Lourenço virar festa, um desafio para nós, mas uma ideia para envolver a comunidade”, explicou. Ele também destacou o voluntariado que move a festa e o Sonnenschein: “Que cada um valorize a convivência em grupo. Sabemos que a criança que convive em grupo, é alguém que segue no caminho certo”.

Lançamento ocorreu no último sábado (17) (Foto: Cristian Iepsen/JTR)

A noite foi também de comemoração dos 36 anos do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein, que realiza a Südoktoberfest. O público cantou os parabéns ao grupo que é atualmente o segundo maior do país, com 200 dançarinos. Bosenbecker presenteou dona Soleny Bergmann Wetzel, integrante do grupo, junto à família, desde a fundação. Ao lado dos mais jovens integrantes do Sonnenschein, coube a ela a tarefa de apagar as velas do bolo.

A noite foi também de apresentação de detalhes da programação e do cartaz oficial da 32ª edição, da camiseta, além do lançamento do novo site da festa. Os mascotes Walter e Wilma desfilaram com a corte formada pela rainha Stéfane Fagundes, as princesas Júlia Luz e Taline Lüdtke, a minirrainha Marina Brina e as miniprincesas Samanta Becker e Nathaly Borck.

Soberanas da 32ª Südoktoberfest (Foto: Cristian Iepsen/JTR)

Atrações confirmadas
De 6 a 9 de outubro, a programação terá baile do Conviver temático com escolha da rainha da Südoktoberfest da terceira idade, aulão de dança para alunos das escolas, desfile da corte e das candidatas a rainha pelo calçadão onde elas disputarão as Olimpíadas das Soberanas (jogos germânicos), encontro de músicos, oficinas de culinária, café colonial da corte do Lar de Idosos Santo Antônio, além de apresentações de dança no Centro, animação de banda, distribuição de chopp e concurso de chopp a metro.

Depois disso, a festa vai ao parque, entre os dias 10 e 13. A programação tem buffet típico alemão e pomerano, café colonial, ampla praça de alimentação, encontro de grupos de danças, encontro de corais, jogos germânicos, o concurso para eleição da nova corte, torneio de schafkopf, Encontro Nacional de Jogadores de Schafkopf, concurso de chopp a metro, desfile de rua, entre outras atividades. Os palcos receberão dez atrações: Bier’s Band, Orquestra Continental, bandas Guarany, Sul Brass, Fortaleza, Novo Horizonte, Real Cia Show 4 e Brilha Som. Sucesso absoluto em 2018, o DJ Michael Maus, da Alemanha está de volta em 2019 para animar o público em duas noites da festa.

Recorde mundial
A Südoktoberfest fez história em 2018 ao realizar a Maior Polonaise do Mundo, com 804 pessoas dançando juntas. E na 32ª edição, o objetivo é quebrar o próprio recorde, realizando uma dança ainda maior pelas ruas da cidade. A Polonaise será dançada na tarde de 12 de outubro, no Centro, com término dentro dos pavilhões da festa. A dança é simples e não requer experiência, mas é necessário fazer inscrição no site www.sudoktoberfest.com.br.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome