São Lourenço do Sul possui diversos traços culturais trazidos pelos imigrantes alemães e pomeranos, sendo que a música é uma das mais fortes. No meio rural existem diversas bandinhas que mantêm vivo o ritmo e criam novas composições para dar continuidade a esta tradição.
Com o objetivo de valorizar a música pomerana, o músico lourenciano Danilo Kuhn desenvolveu um documentário com dez episódios em que ele interpreta cantando e tocando bandoneon, trazendo também explicações histórico-culturais sobre a canção. Intitulada “A música pomerana de São Lourenço do Sul”, o projeto foi premiado pela Lei Aldir Blanc e é realizado com o apoio da Prefeitura Municipal.
Danilo é doutor em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Em sua tese intitulada “Festa, dança e alegria: uma etnografia musical pomerana ao sul do Sul do Brasil”, estudou a música trazida pelos imigrantes pomeranos, e agora transforma a sua tese em uma documentário para que seja mais acessível a todos.
O músico explica que muitas músicas tradicionais já foram esquecidas, isso porque são de transmissão oral e calaram-se com seus detentores, as gerações mais velhas, por isso este projeto é também uma tentativa de preservação de repertório.
O bandoneon que ele utiliza em seus vídeos para interpretar as músicas pertenceu ao seu tio-avô, com o qual ele animava os domingos e as festas familiares. “A música pomerana é, para mim, um legado”, afirma Kuhn.
O documentário é composto por dez vídeos, que podem ser acessados pelo YouTube (www.youtube.com/channel/UCvVBHfK5LM5NMlJ_uocJEGQ). O primeiro vídeo apresenta a canção tradicional “De múta éna hóchtich” e aborda aspectos histórico-culturais de sua letra. O segundo vídeo apresenta a canção tradicional “De fest” e discorre sobre os significados de sua letra. O terceiro vídeo apresenta a música instrumental “Valsa da Vitória” e fala da importância das valsas neste repertório. O quarto vídeo apresenta a versão instrumental da canção “João Balaio” e comenta sobre o conceito de hibridismo musical.
O quinto vídeo apresenta a música instrumental “Xots dái kots” e analisa o processo de arranjo musical de uma bandinha pomerana – o Musical Boa Esperança. O sexto vídeo apresenta o xote instrumental “Rainlander” e ratifica o xote como o gênero musical preferido dos pomeranos da região. O sétimo vídeo apresenta a versão instrumental da canção “Fóta Krúiha” e sublinha a sua importância para o fomento da criação musical em pomerano. O oitavo vídeo apresenta a versão instrumental da canção “E eu fui junto” e aponta a relevância do papel do rádio no processo de hibridação musical local.
O nono vídeo apresenta a música instrumental “Porto Alegre” e infere sobre o seu papel nos cortejos tradicionais nas festas pomeranas, como a dança dos noivos, da sopa e do churrasco. E o último vídeo apresenta a versão instrumental da canção tradicional “Marí Marái Marúska”, e afirma o bandoneon como o instrumento representativo da música pomerana da região e destaca o papel do luthier empírico de bandoneons Willi Boemeke neste cenário.