A Prefeitura de São Lourenço do Sul apresentou no início desta semana o cartaz oficial do 34º Reponte, que ocorrerá nos dias 3 e 4 de abril. A composição fotográfica com gaiteiro na lagoa expressa as duas linhas que o festival terá no palco: a Campeira, que versa sobre os usos e costumes das lides de campo, representando as raízes da cultura gaúcha, e a Manifestação Regional, na qual os participantes terão maior liberdade em suas composições na escolha dos temas e também dos ritmos e instrumentos, respeitando a cultura gaúcha e grande pampa.
É um retorno às duas linhas, pois na última edição apenas a Campeira foi disputada. “A volta da linha Manifestação Regional é um anseio, um pedido dos compositores e músicos em função de que somos não apenas gaúchos do campo, mas também do litoral. Tanto que uma das músicas que fez história no festival e foi campeã é ‘Peão das Águas’, que versa justamente sobre o gaúcho da Lagoa”, reflete a coordenadora municipal de Cultura, Miriam Freitas.
O cartaz do evento, por mostrar as belezas da Laguna dos Patos, também se conecta com duas das temáticas que serão premiadas no Festival – ‘Melhor Tema Litorâneo’ e ‘Melhor Tema Ambiental’. Além da temática litorânea e ambiental, o 34º Reponte da Canção premiará também a melhor composição sobre a temática ‘Mulher Gaúcha’ e reconhecerá ainda a participação de crianças.
Paralelamente ao Reponte, acontece o 26º Pérola em Canto, destinado aos artistas lourencianos, assegurando a classificação de quatro vagas para o Reponte, duas pela linha Campeira e duas pela Manifestação Regional.