Rio Grande realiza vacinação contra a gripe influenza

Conforme Valéria Risso, dirigente do Núcleo de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, foram imunizadas em torno de duas mil pessoas na ocasião, mas havia ainda dados a serem registrados e repassados ao sistema da pasta. (Foto: Divulgação)

Os postos de saúde da rede municipal do Rio Grande estiveram abertos no sábado (13), das 8h às 16h, para a vacinação contra a gripe influenza. A campanha é organizada pelo Ministério da Saúde e tem como meta vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários, que incluem crianças, gestantes, puérperas, idosos, indígenas, quilombolas, professores e trabalhadores da saúde, entre outros.

Para receber a vacina, era necessário apresentar a caderneta de vacinação, documento de identidade, CPF ou cartão SUS atualizados. No caso de crianças, também foi preciso apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento e CPF ou cartão SUS. O objetivo da campanha é de reduzir as complicações e mortalidade causadas pela influenza na população-alvo.

Neste ano, a ação realizada em uma única etapa contemplou diversos grupos prioritários assim como várias vacinas constantes da caderneta de vacinação, desde crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, indígenas, quilombolas, pessoas com mais de 60 anos, professores, forças de segurança e salvamento, forças armadas, população privada de liberdade, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Conforme Valéria Risso, dirigente do Núcleo de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação é fundamental para a saúde individual e coletiva e de importante participação da comunidade. Valéria complementou ainda que no sábado foram imunizadas em torno de duas mil pessoas, mas havia ainda dados a serem registrados e repassados ao sistema da pasta.

A dirigente lamentou também a chuva no sábado, o que dificultou ao atingir metas  maiores de vacinação, mas que se pretende, no mês de maio, uma nova campanha de multivacinação, no intento de repetir a ideia inicial do Dia D. “Agora o foco está na vacinação da influenza” complementou.