Ao completar três meses de operação, no sábado (1º), o Hospital Monporto recebeu a visita do ministro do Tribunal de Contas da União, João Augusto Ribeiro Nardes. A recepção foi feita pelo presidente Rafael Avancini, pelo diretor de Relações Institucionais, Marcelo Molinari e, pela presidente do Conselho de Administração, Karen Amaral Pinheiro. A comitiva que visitou o complexo de saúde suplementar contou ainda com a presença do prefeito Fábio Branco (MDB) e do vice-prefeito Sérgio Webber (MDB).
Nardes, que é natural do Rio Grande do Sul, esteve na região acompanhando o trabalho da Defesa Civil no resgate e apoio às vítimas das enchentes, já que ele foi o relator da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Em sua passagem pelo município, participou de uma reunião na sede do poder executivo municipal e também visitou o Hospital. “Foi relatado pelo prefeito, o trabalho que vocês têm feito aqui no Hospital Monporto”. Segundo Nardes, “temos que ter uma governança na área da saúde. Com uma nova cultura para as políticas de saúde”.
O ministro Nardes ressaltou os anos de amizade com o médico membro emérito do Corpo Clínico, Juarez Molinari. Para o ministro, a instituição é uma referência, pois “vocês têm uma estrutura moderna, com governança na área de TI e da saúde, buscando as melhores práticas”. Ao longo da visita, o presidente Rafael Avancini apresentou os sistemas de inteligência existentes no complexo, como de controle facial, dispensário de remédios e roupas e, de gestão. O ministro conheceu algumas das áreas do Hospital, como a UTI Humanizada e o Pronto Atendimento 24 Horas.
O Hospital Monporto, da Rede de Saúde Açores, foi inaugurado em março de 2024 e conta com leitos de internação, terapia intensiva e hospital-dia. O Centro Cirúrgico possui cinco salas totalmente equipadas para as mais diversas complexidades cirúrgicas. Ainda, um Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) completo e um Pronto Atendimento 24 horas com plantão médico de clínica geral, pediatria, cirurgia geral e ortopedia e traumatologia, estão preparados para o atendimento dos pacientes. O Hospital reforça seu atendimento a pacientes particulares e dos convênios Unimed Litoral Sul, IPE Saúde, Serviço de Assistência Médico-Hospitalar (SAMHOP), Sociedade de Assistência Médica (Sameisa) e Marinha do Brasil.