Rio Grande irá adotar bandeira preta em modelo municipal de distanciamento controlado

Foto: Divulgação

Neste sábado (4), em transmissão ao vivo nas redes sociais da Prefeitura do Rio Grande, o prefeito Alexandre Lindemayer anunciou que na próxima semana irá publicar um decreto com restrições para conter o avanço do novo coronavírus, com base nos protocolos da bandeira preta no modelo de distanciamento controlado municipal.

De acordo com o chefe do Executivo, a decisão foi tomada devido ao aumento de número de casos de pessoas infectadas pelo vírus, bem como a falta de abastecimento de medicamentos. Ainda, na sexta-feira (3), o município registrou a sétima morte em decorrência da Covid-19.

No anúncio, o comitê garantiu que os serviços essenciais, como supermercados, farmácias e indústrias que produzem insumos para alimentação e medicações poderão continuar abertos, assim como o Porto do Rio Grande, que poderá continuar operando. Já as atividades não essenciais de comércio e indústria não vão poder operar na próxima semana.

“Estaremos detalhando os efeitos com a bandeira preta no transcorrer deste final de semana”, alegou o prefeito, afirmando que o decreto entrará em vigência na próxima segunda-feira (6).

Nesta semana, o Executivo já interditou a Praia do Cassino e outros espaços de lazer, como Henrique Pancada e Rincão da Cebola.

A cidade, que atingiu a capacidade máxima no número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para Covid-19, aguarda mais 10 leitos para reforçar a estrutura de saúde.  Atualmente, o município é o que mais tem casos da doença no sul do estado, contabilizando 341 registros até a noite de sexta-feira (3).

Modelo municipal

O Modelo Papareia de Distanciamento Social Controlado, criado pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg) em parceria com a Prefeitura, adota a mesma metodologia implementada no governo estadual, mas com foco na Zona Sul. Os dados serão avaliados semanalmente. A bandeira estabelecida será avaliada pelo Comitê Técnico em Saúde, que poderá acatar a decisão exposta pelo modelo matemático ou deliberar por restrições ainda maiores para o município.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome