A Santa Casa do Rio Grande começou a realizar os primeiros exames de endoscopia digestiva e colonoscopia dentro do mutirão programado para o período de um ano realizado através de convênio com a Prefeitura Municipal. A previsão é de que 300 exames sejam realizados por mês, reduzindo a fila de espera cuja demanda reprimida vem desde 2015. Para essa primeira semana 125 exames estão agendados. No primeiro dia já foram realizados seis exames e 25 novos agendamentos.
O convênio de Prefeitura e Santa Casa tem duração de 12 meses e pode ser prorrogado conforme a necessidade. O Executivo pagará R$ 1,8 milhão/ano pelos serviços. Dentro de dois ou três meses, poderá haver a ampliação com a instalação de uma nova sala de exames. Uma reunião entre a Secretaria da Saúde e a Santa Casa vai definir a necessidade da ampliação.
Os exames são realizados no novo serviço disponibilizado pelo hospital, na manhã de segunda-feira (11), num ato que contou com a presença do prefeito e do vice, Fábio Branco e Sérgio Webber, da secretária da Saúde, Zelionara Branco e do presidente da Santa Casa, Renato Silveira, entre outras autoridades.
Diretor técnico da área de Endoscopia Digestiva, Alessandro Louzada informou que uma equipe de cinco endoscopistas, qualificados em gastroenterologia e/ou cirurgia do aparelho digestivo, atuarão na realização dos exames. “O serviço vem para sanar o represamento de mais de 4 mil exames de colonoscopia e endoscopia nos últimos anos”, diz. Ao todo, são 4.057 exames que estão em fila de espera, sendo 2.697 endoscopias e 1.360 colonoscopias.
Conforme a secretária Zelionara a demanda por esse tipo de exames foi detectada ainda no começo da gestão e de acordo com ela, o mutirão vai possibilitar que a fila de espera esteja zerada em até um ano.
Para o prefeito Fábio Branco o mutirão é a forma mais eficiente de atender a demanda reprimida, rapidamente e tornará possível que os pacientes realizem as consultas e tenham os diagnósticos dentro do mesmo mês. “Temos mantido contato frequente com a direção da Santa Casa para melhorar ainda mais o atendimento no hospital. Esta semana, em Brasília, iremos buscar mais investimentos visando a qualificação dos serviços”, declara.
Agendamento
Os agendamentos serão feitos pela Central de Regulação de Consultas e Exames da Secretaria da Saúde. A Central faz o contato direto, via telefone, com os usuários que estão na fila de espera, e informa a data, horário e local para realização do exame. Não há necessidade do usuário ir ou fazer contato com a Secretaria nem com o hospital para saber a data em que está agendado o exame.