Hospital Monporto: Evento debaterá conhecimentos sobre atendimento materno-infantil em Rio Grande

Serão mais de 9,3 mil metros quadrados de área construída na fase inicial, dentro de um terreno de aproximadamente 15 mil metros quadrados. (Foto: Divulgação)

Rio Grande receberá neste sábado (25) o evento “Atenção a saúde materno-infantil”, que dedicará esforços para debater a importância de um atendimento rápido, qualificado e ao custo certo para as mulheres, neste momento de suma importância da família: o nascimento de um bebê. Profissionais da região de Pelotas, Rio Grande e Porto Alegre serão painelistas, traçando perfis de referência de atendimento e gestão, como no Hospital Moinhos de Vento, para ser aplicado desde a abertura do Hospital Monporto, em 2023. Visita às obras do novo hospital também farão parte da atividade. O evento, que ocorrerá a partir das 9h, será voltado ao público médico das áreas de ginecologia, obstetrícia e pediatria.

A preocupação do Monporto sobre esse assunto parte das dificuldades encontradas nesse tipo de atendimento em Rio Grande, bem como dos dados trazidos pelo Boletim Epidemiológico de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal da Secretaria de Estado da Saúde. Segundo esse documento, lançado em 2022 referência 2020, o Rio Grande do Sul atingiu uma Razão da Mortalidade Materna (RMM) de 41,4 óbitos/100.000 nascidos vivos, valor mais alto desde 2015. Os principais pontos tratados nesse boletim abordam o alto índice de mortes maternas por causas hemorrágicas e o aumento do número de cesáreas no estado.

Entre os tópicos abordados no painel em Rio Grande estarão as novas doenças que afetam as mulheres, principalmente, naquelas que incidem preocupação durante a gestação e hora do parto. Além disso, serão demonstrados os conceitos de “Design de Serviços” que orientaram as definições de layout. O detalhamento dos processos de atendimento permite alinhar a infraestrutura do Monporto com as necessidades dos usuários para entrega de padrões de segurança e experiência similares aos melhores hospitais do Brasil. Outro tema a ser abordado durante o evento será a humanização do parto, a medicina e o atendimento qualificado para esse momento da vida.

Obra

Durante as atividades do evento, ocorrerão visitas às obras do Monporto. O novo hospital está em ritmo avançado de obras e, por isso, os médicos serão convidados a conhecerem o andamento in loco. Serão mais de 9,3 mil metros quadrados de área construída na fase inicial, dentro de um terreno de aproximadamente 15 mil metros quadrados.

Monporto

A ideia da criação de uma nova rede hospitalar focada em medicina suplementar surgiu depois de um estudo de viabilidade realizado em 2019 quando ficou confirmada a necessidade de um hospital direcionado a pacientes com plano de saúde no município do Rio Grande e região. O objetivo do hospital é entregar o cuidado certo ao custo certo para a comunidade regional. Estão sendo investidos cerca de R$90 milhões entre a construção da edificação, bem como na compra de equipamentos, mobiliário, ativos de TI e capital de giro.

Estão sendo gerados 150 empregos diretos durante a construção, além de 200 empregos indiretos. Já na primeira fase de operação, serão 450 empregos diretos e 150 indiretos. A capacidade inicial do hospital será de 70 a 75 leitos hospitalares, incluindo quartos com dois leitos, apartamentos, terapia intensiva e hospital-dia. Conforme a demanda, o hospital já estará preparado para atingir 200 leitos.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome