Seminário da Pesca e Atividades Escolares marcam o segundo dia de Expofeira em Rio Grande

A Expofeira do Rio Grande segue até o dia 20 de novembro, com acesso gratuito. (Foto: Juliana Pontes)

A 49ª Exposição Agropastoril, Industrial, Comercial e Cultural da Cidade do Rio Grande – Expofeira teve seu segundo dia nesta quinta-feira (16). O Parque de Exposições Filinto Eládio da Silveira foi palco de atividades de extrema importância: a pesca e a educação. O dia iniciou com o Seminário da Pesca, recebendo autoridades de diversos municípios da Zona Sul. Na parte da tarde, os alunos da rede municipal de ensino passaram por momentos de diversão e aprendizagem. A Expofeira do Rio Grande segue até o dia 20 de novembro, com acesso gratuito.

Nesta quinta (16), o Seminário da Pesca reuniu representantes pesqueiros das cidades do Rio Grande, São José do Norte, São Lourenço do Sul e região para discutir e apresentar as significativas perdas enfrentadas pelo setor pesqueiro na região sul do Estado.O seminário contou com a presença de autoridades e representantes-chave ligados à pesca. Dentre os participantes estavam o anfitrião, secretário da Pesca do Rio Grande, Bercílio Silva, secretários da pesca dos municípios do Rio Grande, São José do Norte e São Lourenço do Sul, o presidente da Colônia de Pescadores e vereador Nilton Machado e representantes das colônias de pescadores locais, membros da equipe do Emater, o vice-prefeito de Pelotas, Idemar Barz, representantes da Capitania dos Portos e o assessor do Deputado Federal Alexandre Lindenmeyer, Claudio Costa.

A abertura do seminário ficou a cargo do Secretário da Pesca do Rio Grande, Bercílio Silva, que detalhou as consequências devastadoras enfrentadas pelos mais de 3.000 pescadores da região. As adversidades climáticas, como enchentes e ciclones, foram apontadas como as principais responsáveis pelos desafios enfrentados pelo setor nos últimos tempos. Entre os pontos cruciais levantados durante o seminário e que serão encaminhados ao governo estadual e federal, destacam-se a urgência de assistência alimentar aos pescadores afetados, a necessidade de um seguro financeiro para amparar a classe e a importância de alterações na instrução normativa da pesca. O evento reforçou a importância do diálogo entre os diversos segmentos ligados à pesca e governantes, buscando soluções efetivas para mitigar os impactos negativos enfrentados pelos profissionais do setor.

Já na parte da tarde, a criançada tomou conta do Parque de Exposições. Numa parceria desenvolvida entre o Núcleo da Alimentação Escolar, Emater, Secretaria da Agricultura, Escola de Equitação e Equoterapia Rio Grande, Sindicato Rural e Secretaria Municipal da Educação (SMED), alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino estiveram na Expofeira. Na tarde desta quinta, as escolas participantes foram Profª Eva Mann, Fraternidade, Nilza Alves Goncalves, São Miguel e Cipriano. As atenções se voltaram para as questões da inclusão, com dinâmicas como o túnel sensorial, que exploram os sentidos, como visão, audição e tato. Além disso, foram oferecidos materiais adaptados, incluindo jogos, para atender às necessidades específicas dos estudantes, promovendo o pleno desenvolvimento de suas habilidades. O evento ainda contou com a Pet Terapia, uma terapia que possibilita às crianças com necessidades especiais o contato afetuoso com animais, graças ao apoio da secretaria da causa animal. Além disso, a diretora da Escola de Equoterapia Rio Grande, Marina Oliveira, enfatiza a relevância do contato das crianças com os animais. Atividades como alimentação dos cavalos, escovação e interação proporcionam uma experiência única para os participantes. “Esse contato com o animal, muitas vezes pela primeira vez, é crucial para o desenvolvimento. Essa experiência diversificada permite uma vivência única para as crianças”, destaca a diretora.

Uma atividade voltada à educação financeira com estudantes do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino do Rio Grande ocorreu no Espaço Mulheres no Agro. O jogo, chamado Trilhas dos Sonhos, foi realizado pelo Sicredi em parceria com a Emater, Secretaria de Município da Educação e a Comissão Feminina do Sindicato Rural do Rio Grande. Durante a atividade, os estudantes foram divididos em cinco grupos, um com cada tabuleiro, no qual, conforme avançavam na trilha, precisavam aprender a administrar seu dinheiro para realizarem seus sonhos, objetivo final da dinâmica do jogo. A ideia era que todos os estudantes conseguissem realizá-los, havendo mais de uma chance para isso. A ideia surgiu do programa Cooperação na Ponta do Lápis, programa da educação financeira do Sicredi.

Ainda dentro do tema Inclusão, que é um dos grandes destaques da Expofeira, aconteceu a apresentação da banda “Amigos”. A Banda Amigos é projeto musical inclusivo que reúne diversas pessoas com deficiência. Eles se apresentaram no Pavilhão Cultural da 49ª Expofeira. O banda cantou em coral diversas músicas nacionais conhecidas pelo público da feira, além de fazer o uso de instrumentos como o teclado.O grupo foi criado pelos familiares dos estudantes, a fim de dar continuidade ao projeto iniciado na Escola Viva, no município do Rio Grande. Segundo o coordenador da banda, Luiz Nogueira Ferrari, carinhosamente chamado de capitão da Banda Amigos, os ensaios iniciaram em sua garagem há cerca de quatro anos, quando haviam apenas cinca componentes. Hoje a banda já conta com mais de vinte. “Eu sempre criei uma expectativa, direcionada a eles. Eles vivem muito isso, a apresentação pra eles é tudo, sempre que ensaiam é uma festa”, destacou. Ferrari também falou da importância desse tipo de atividade para o desenvolvimento desses jovens. “Houve uma certa evolução do que eles eram antes para o que são hoje. Uma evolução muito grande da capacidade interagir. Isso aí é uma recompensa para a gente”, finalizou.

Sexta-feira

A programação de sexta-feira da Expofeira conta com diversas atrações, incluindo, o início da fase Credenciadora ao Freio de Ouro. A partir das 9h, ocorre a concentração de machos e a admissão da Exposição Morfológica está prevista para às 10h. A manhã ainda conta com palestras, como a do Senac-RS, que abordará o tema “Pecuária em anos de crise”. Ao meio-dia, inicia o 7º Balcão de Negócios, diretamente das mangueiras do Sindicato Rural, com a venda de reprodutores. Pela tarde, ocorre a Oficina de Panificados da EMATER e o 1º Baile dos Idosos da Expofeira. Às 20h, no Salão Social, acontece o lançamento “Rio Grande das Oliveiras”. O show da noite é por conta da banda nortense Forró Mídia, a partir das 20h.

Expofeira

A 49ª Expofeira é uma realização do Sindicato Rural do Rio Grande. O evento tem o patrocínio da Portos RS – Governo do Rio Grande do Sul, Banrisul, Senar-RS, Corsan e Sicredi. O apoio é da Prefeitura do Rio Grande, Associação de Criadores de Bovinos de Leite do Rio Grande, Parceiros Produções e Eventos, Equitação e Equoterapia Rio Grande, Núcleo Sudeste de Angus, Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Rio Grande, Emater/RS e Núcleo de Aves e Coelhos do Rio Grande.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome