
A rio-grandina Maria Eduarda Brechane, de 19 anos, foi a grande vencedora do Miss Universo Rio Grande do Sul 2023, realizado na noite de sábado (6), em Canoas.. Com a vitória, ela será a representante do estado no Miss Universo Brasil.
É a primeira vez na história do concurso, que existe há 70 anos, que uma candidata de Rio Grande leva o prêmio.
Além de Maria Eduarda, também chegaram à final as representantes de Canoas, Jaquiele da Silva; Passo Fundo, Nicole Alarcony; São Vicente do Sul, Talita Hartmann; e Taquara, Vitória Liskoski.
Maria foi eleita por unanimidade e recebeu a coroa e faixa pelas mãos da antecessora, Alina Furtado.
“Sou nascida e criada na cidade do Rio Grande, então é um grande prazer poder levar comigo o nome e representar o município no maior concurso de beleza do mundo que é o Miss Universo. Lembro de bem pequeninha assistir à final do concurso na televisão e querer fazer parte de tudo aquilo. Por isso, venho me preparando para esse momento, quando atingi 18 anos essa vontade aflorou e, agora com 19 anos irei para Canoas, representando todos esses ensinamentos e legado da nossa região tão característica”, disse a vencedora no final de abril, quando visitou o gabinete do prefeito, Fábio Branco (MDB).
Além de modelo, Maria é atriz e estudante de jornalismo. “Comunicar é muito importante, levo isso comigo através de projetos sociais, pois uma miss é um corpo político, ela tem voz, leva causas e soluções por onde passa. A beleza é importante, mas o que se procura hoje é uma mente e uma personalidade e, é isso que vamos levar para o Miss Universo Rio Grande do Sul”, complementou na ocasião.