Rio Grande: Termos de posse são entregues para moradores da Vila da Quinta

Prefeito Fábio Branco (MDB) participou do ato simbólico da entrega de 30, dos quase 700 contratos de regularização fundiária na Vila da Quinta. (Foto: Eduardo Bozetti)

No último sábado (2), o prefeito Fábio Branco (MDB) participou do ato simbólico da entrega de 30, dos quase 700 contratos de regularização fundiária na Vila da Quinta. A solenidade aconteceu no Centro de Tradições Gauchescas Brigadeiro Raphael Pinto Bandeira e contou com a presença da Câmara de Vereadores, representada pelo vereador Júlio César e outros parlamentares.

O prefeito destacou a importância, para as famílias, de terem seus terrenos de ‘papel passado’. “Nós entendemos que entregar a escritura é entregar dignidade. É a garantia que o morador tem para poder fazer melhorias, vender o imóvel ou deixar para seus filhos. Para o poder público também é muito importante pois teremos o incremento de receita para o futuro. Este é um processo que vamos ter como prioritário e, tão logo entre na prefeitura, iremos trabalhar para entregar a matrícula o mais rápido possível”, afirma.

Segundo o Superintendente de Habitação, Leonardo Bozetti, a Prefeitura tem mantido um rígido controle sobre todos os passos do processo e contribuído para agilizar as certificações. “Temos trabalhado e fiscalizado para que essa regularização acontece de maneira fácil. A intenção do município é desburocratizar esse processo para que essas pessoas possam, definitivamente, ter a sua propriedade”, diz.

Entenda como funciona

O processo de regularização fundiária é garantido pela lei federal n° 13.465/17 e tem sido feito em uma parceria público-privada firmada com cinco empresas, a Prefeitura do Rio Grande e a Secretaria de Coordenação, Planejamento, Habitação e Regularização Fundiárias.

O município tem o papel de fiscalizar as empresas de regularização fundiária e analisar todos os passos do processo, desde a primeira assembleia até a entrega da legitimação da propriedade no Registro de Imóveis. Entre os serviços que cabem às empresas estão o levantamento topográfico, projetos urbanísticos e levantamento socioambiental. Estes dados são entregues para que o município analise e o prefeito decrete o processo de reurbanização de determinada localidade.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome