Um dia de realização. Assim foi a terça-feira para um grupo de adolescentes da periferia do Rio Grande que participaram da edição 2021 do projeto 15 Anos Comunitário. Entre momentos de descontração, passeios e também de emoção, as 18 debutantes comemoraram seus aniversários de uma maneira muito diferente.
O dia começou cedo, com um café da manhã especial oferecido no Hotel Laghetto. No local, as debutantes puderam se conhecer melhor e, provocadas pela primeira-dama e vereadora Lu Compiani Branco (MDB), falaram sobre suas vidas e sonhos.
Advogada, policial, DJ, médica, uma mulher bem-sucedida independente da profissão, assim, cada uma expressou suas expectativas com o futuro. O momento contou ainda com uma surpresa, quando cada menina recebeu um presente e uma carta de alguém especial para si.
Em seguida o grupo realizou um tour pela cidade em atividade promovida em parceria com a Associação dos Guias de Turismo do Rio Grande (AGTur). “O roteiro foi especialmente pensado para que pudessem conhecer pontos turísticos importantes do município, assim como parte da sua história”, diz a guia Mineia Oliveira.
A debutante Jaqueline da Silva, por exemplo, não escondeu a curiosidade e alegria durante ao Museu da Cidade do Rio Grande. Ela aliás, era uma das mais felizes com a oportunidade e confirmou que ter uma festa de 15 anos era um sonho. “Desde o ano passado eu queria fazer meu aniversário, mas não conseguimos. Na época, eu compreendi que não teria como fazer e agora finalmente estou conseguindo realizar”, comenta.
Mais do que celebrar, a festa serviu ainda de inspiração e incentivo para a jovem que sonha em ser médica e que – através de uma empresa parceira do evento – recebeu de presente um curso preparatório para o vestibular de medicina. “Sempre sonhei em ser médica-cirurgiã. Ganhando este curso eu poderei estudar de uma forma melhor para entrar na faculdade e conseguir isso”, declara.
BAILE AO AR LIVRE – A programação que contou ainda com almoço, ensaio fotográfico e uma tarde de preparação de cabelos e maquiagens terminou com a realização de um baile ao ar livre. Sob o som da tradicional Banda Rossini as meninas desfilaram com seus vestidos de festa, receberam os anéis de 15 anos e, puderam dançaram a tradicional valsa com pais, irmãos, namorados e amigos.
No local, também foi montada uma estrutura com espaço decorado para fotos. Ao final da cerimônia, todas as jovens puderam tirar fotos acompanhadas de seus convidados.
O PROJETO
A ação dos 15 anos comunitário é promovida pela Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Município da Cidadania e Assistência Social (SMCAS), juntamente com a primeira-dama e vereadora Lu Compiani Branco. As 18 adolescentes participantes foram selecionadas através dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).
Para o secretário da Cidadania e Assistência Social, Evandro da Silveira, a participação da pasta nesta ação criou um canal de contato importante com as jovens e suas famílias. “A SMCAS, por meio dos seus CRAS e das casas de acolhimento serviu como ponte para identificação das jovens que participaram da ação. Tivemos também uma jovem em acolhimento que está participando dessa festa tão bonita, com tudo que tem direito. É uma alegria para a SMCAS, pois entendemos a importância da realização de ações de valorização da criança e do adolescente. É um momento feliz para nós todos”, disse o secretário.
A primeira-dama Lu Compiani Branco falou sobre a proposta diferente dos 15 anos comunitário em 2021. “Dentro de todo esse contexto de pandemia que estamos vivendo, resolvemos fazer algo novo este ano. A ideia foi contemplar a questão fotográfica para que cada uma das debutantes tenha um book de fotos não só em estúdios, mas também no nosso Centro Histórico. A ideia principal foi proporcionar a elas o sentimento de pertencimento. Pra isso, nada melhor do que conhecer a cidade de uma forma diferenciada e saber mais sobre a história estando presente e construindo memórias afetivas nos lugares”, diz.
Em 2021, a edição dos 15 anos comunitário aconteceu ao longo de três dias. No dia 16, as meninas receberam um curso de automaquiagem oferecido pelo Instituto Domingues. Conforme a primeira-dama, a proposta da ação foi demonstrar e preparar as adolescentes para que conheçam o tipo de produção para diferentes ocasiões, seja para uma festa, para dia a dia ou até mesmo para uma entrevista de emprego. Os ensaios fotográficos internos e externos foram realizados no dia 21, com o apoio de diversos fotógrafos rio-grandinos.