
No sábado (22), Rio Grande realizou o Dia D da Saúde do Março Lilás em colaboração com a Assistência Social e Cidadania, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ofereceram atendimento durante todo o dia. Todas as 33 Unidades Básicas de Saúde da Família estavam abertas e ofertaram cerca de 4.000 atendimentos à população. Já nos CRAS, as ações foram coletivas, com a mesma pessoa tendo acesso a vários serviços.
Entre os atendimentos na Saúde estão 628 consultas (enfermagem e médica), 317 exames preventivos de câncer de colo de útero e 241 exames de mamas. As vacinações não ficaram de fora e foram aplicadas 92 vacinas contra o HPV e 15 vacinas em geral.
Foram feitas 186 solicitações de mamografia, 166 solicitações de outros exames, 936 testes rápidos (sífilis, HIV, hepatite B e C), 735 procedimentos de enfermagem, 199 atividades coletivas (orientação e prática), 77 atendimentos odontológicos e 110 práticas integrativas e complementares.
Para a secretária de Saúde, Juliana Acosta, as comunidades reconheceram o grande esforço de todas as equipes e o valor da prevenção e buscaram um atendimento que às vezes é dificultado nos dias úteis, quando as mulheres cuidam do trabalho, das famílias e dos lares e esquecem do autocuidado. Esse número de atendimentos é equivalente à produção informada por 99% das equipes.
Segundo a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Dianelisa Amaral Peres, o Dia D marcou um recomeço nos Centros de Referência em Assistência Social. “Há muito tempo não havia atendimentos em um sábado e, diferente das últimas ações nesse dia, desta vez os CRAS não abriram por uma situação de calamidade, mas sim para fortalecer os vínculos com as comunidades. Foi um dia de resgatar o que a gente já não tinha há muito tempo, que é a ideia dos usuários e usuárias de pertencerem ao CRAS. Que o CRAS é delas e deles” disse a secretária.
Ocorreram diversas ações coletivas nos diversos CRAS do município, como feira, baile e aula de zumba (zona portuária), além de atendimento socioassistencial nos CRAS Lucia Nader e Cidade de Águeda.
Além disso, destaca-se também a atualização do Cadastro Único, que passou alguns dias fora do ar em todo país para atualização do sistema. Com o retorno do serviço, muitas pessoas foram atualizar os cadastros familiares.