Rio Grande: Congapes solicita retirada da Lagoa dos Patos da cota da tainha

O MPA tem até 10 dias para apresentar resposta ao pedido do Congapes. (Foto: Divulgação)

O Conselho Gaúcho de Aquicultura e Pesca Sustentáveis (Congapes), coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) aprovou uma solicitação para que seja retirado da lei da cota da tainha, o estuário da Lagoa dos Patos. A reunião, da qual participou de forma virtual o secretário de Município interino da Pesca Claudio Costa, foi realizada na terça-feira e decidiu pelo encaminhamento da solicitação ao Ministério da Pesca e Aquicultura.

Segundo o secretário Claudio Costa, o Município defende que as cotas são importantes para a manutenção dos estoques pesqueiros e o meio ambiente, mas o que ocorre na região é que os pescadores e pescadoras sofreram demais com as enchentes do ano passado, tornando muito difícil a sobrevivência. E, caso seja mantida a legislação como está, virá outra safra de frustração e descrédito para a categoria.

O Ministério da Pesca teve um representante presencial na reunião, e a superintendente no Rio Grande do Sul, Ana Espinelli, participou também de forma virtual. O MPA tem até 10 dias para apresentar resposta ao pedido do Congapes.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome