
Nesta sexta-feira (7), a página inicial do Google está dedicada a Rita Lobato Velho Lopes, médica gaúcha que se tornou a primeira mulher a se formar e exercer a medicina no Brasil. A profissional, que completaria 158 anos hoje, é lembrada pelo “doodle” personalizado que mostra a médica e órgãos humanos como pacientes.
Nascida em 7 de junho de 1866 em Rio Grande, Rita foi filha de fazendeiros e se destacou como estudante talentosa. Se formou em medicina pela Universidade Federal da Bahia, em Salvador, em apenas quatro anos, ao invés dos seis tradicionais. Sua tese de conclusão, “Parallelo entre os méthodos preconizados na operação cesariana”, foi publicada em 1887, quando tinha 21 anos.
Atuando como obstetra, Rita atendia mulheres de todas as classes sociais no Rio Grande do Sul, oferecendo consultas e remédios gratuitamente. Sua trajetória profissional foi encerrada em 1925, aos 59 anos.
Além de sua contribuição para a medicina, Rita participou de movimentos feministas em defesa do voto das mulheres, direito conquistado em 1932. Ela também se elegeu vereadora em Rio Pardo, em 1934.
A pioneira faleceu em 6 de janeiro de 1954, deixando um legado inspirador que é reconhecido em diversos locais do Rio Grande do Sul. Em sua cidade-natal, um posto de saúde que leva seu nome.