Rio Grande: Escolhido o projeto do Ecoparque Turístico nos Molhes da Barra

A ideia prevê a construção de um complexo dotado de ampla infraestrutura de recepção para aos turistas. (Foto: Ilustração. Reprodução do Projeto Studio 41)

Um parque com área de gastronomia, praça, deques, estacionamento, estação para as vagonetas e até um atracadouro para saída de passeios de barco. É isso que prevê o projeto vencedor do Ecoparque Turístico dos Molhes da Barra. O resultado do concurso, realizado pelo governo estadual, foi divulgado na segunda-feira (25), e a proposta vencedora é assinada pelo escritório de arquitetura Estúdio 41, de Curitiba, que também foi responsável pelo projeto da nova base da Estação Antártica Comandante Ferraz, inaugurada em 2020.

Orçado em R$ 690,7 mil, o projeto técnico será pago pelo Governo do Estado através do programa Iconicidades que contemplou seis projetos: o Ecoparque Turístico nos Molhes da Barra, em Rio Grande; Centro de Gastronomia, em Pelotas; o Clube dos Ferroviários: Centro de Inovação e Economia Criativa, em Santa Maria; o Complexo Casa de Cultura, em Cachoeirinha; e o Complexo Casa da Feitoria/Museu do Imigrante, em São Leopoldo.

A ideia apresentada pelos paranaenses prevê a construção de um complexo dotado de ampla infraestrutura de recepção para aos turistas, no qual se destacam o mirante que permitirá avistar tanto o Molhe Oeste, em São José do Norte e o canal do Porto, como a praia do Cassino, a área de gastronomia, os deques e, claro, uma estação para as vagonetas, dotada de bilheteria, banheiros e outras estruturas.

“Seja logo na praça de chegada, no deque principal ou junto à praia/atracadouro, a intenção é promover atividades recreativas para os visitantes, pautadas pela conservação e contemplação do ambiente natural”, descreve a proposta.

A ideia da equipe do Estúdio 41 é de a construção privilegiar o uso de madeira e marcenaria convencional, como forma de garantir uma maior integração visual do complexo com a natureza a sua volta.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome