Corsan instala 64 geradores de energia para reduzir faltas de água neste verão

Serão 38 geradores de 125 a mil quilovolts-amperes, que deverão entrar em funcionamento na próxima sexta-feira (15). (Foto: Divulgação/Corsan)

Numa ação preventiva para enfrentar a frequente falta de abastecimento de água no verão, causada por falta de energia e panes elétricas, a Corsan está instalando 64 geradores em vários municípios gaúchos, especialmente no Litoral Sul e Norte. A falta de luz paralisa o sistema de fornecimento de água, e o risco é maior durante o verão com a migração de pessoas para as áreas litorâneas. Na região do Litoral Sul, os equipamentos ficarão em Rio Grande, Camaquã, Arambaré, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar.

O reforço nas regiões litorâneas será feito por 38 geradores de 125 a mil quilovolts-amperes, que deverão entrar em funcionamento na próxima sexta-feira (15). Os aparelhos serão fixados nos principais pontos onde a Corsan faz a captação de água, nas estações de tratamento e nos locais de bombeamento de esgoto. A previsão é de que estejam disponíveis até o final de fevereiro, quando se encerra a temporada de veraneio.

No Litoral Norte, os geradores serão instalados em Torres, Capão da Canoa, Xangri-Lá, Tramandaí, Imbé, Cidreira e Osório (Atlântida Sul). Os demais estarão disponíveis na Serra (Canela, Gramado e Bento Gonçalves), no Vale do Taquari (em Lajeado) e na Região Metropolitana de Porto Alegre (Alvorada, Viamão e Gravataí), até a primeira quinzena de janeiro. Na Zona Sul serão contemplados Rio Grande, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar.

Esta é a primeira vez que a Corsan promove uma ação preventiva para a falta de água no verão. Além desta iniciativa, outras ações – como a ampliação de redes e da capacidade dos reservatórios – também fazem parte do Plano Verão da Companhia, anunciado nesta terça-feira, 12, para maior comodidade e conforto da população durante os meses de maior consumo de água.

Municípios e localidades que terão geradores no Litoral Sul

Rio Grande: 5 geradores
Camaquã: 2 geradores
Arambaré: 3 geradores
São Lourenço do Sul: 2 geradores
Santa Vitória do Palmar: 3 geradores

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome