“Adote nossa história”: Prefeitura do Rio Grande lança campanha de adoção de animais baseada na história e cultura da cidade

Vagoneta é uma dos animais disponíveis para adoção. (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de encontrar um novo lar para os animais resgatados, a Prefeitura de Rio Grande, através da Secretaria da Causa Animal, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SCEL) e Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo (SMDIT), lançam a campanha de adoção de animais “Adote nossa história”, inspirada nos patrimônios históricos da cidade.

A nova campanha é inspirada na história, na cultura e no patrimônio histórico de Rio Grande, com isso cada animal recebeu o nome de um ponto turístico ou histórico do município, que combine com as suas características. Como por exemplo a cachorra “Vagoneta”, uma cassineira, que ama os molhes da barra e ver o pôr do sol na praia, ela adquiriu esse apelido por ser jovem, dócil e carinhosa, além de gostar de brincar.

Outros cachorros, como o “Charrua”, o “Poock” e a “Mangacha”, foram apelidados em homenagem a locais que marcaram a história da cidade e que deixaram de existir. Dessa forma, a campanha busca incentivar as pessoas a conhecerem sobre a relevância e notoriedade destes lugares para a história e cultura do município.

O Hotel Charrua funcionava na década de 70 e foi um dos principais hotéis da cidade naquela época. A Poock foi uma antiga fábrica de charutos havaneses e nacionais de 1891 fundada na cidade do Rio Grande. E a Mangacha foi um Cabaré que funcionava na década de 50 conhecido por marinheiros do mundo todo por seus espetáculos teatrais e shows luxuosos.

“A importância desta campanha envolvendo a cultura e história do município, é mostrar o trabalho transversal que faz a Prefeitura, em que todas as secretarias trabalham juntas para que as pessoas e animais rio-grandinos tenham uma vida melhor. A ação tem o objetivo de alertar a comunidade para o cuidado dos animais e, também o carinho pela nossa própria história, desenvolvendo o município integralmente”, ressalta, Luis Henrique Drevnovicz, secretário da Cultura, Esporte e Lazer (SCEL).

Os animais foram resgatados por maus-tratos pela Polícia Civil e Polícia Ambiental (PATRAM) e estão localizados em dois abrigos, que funcionam desde 2021. Para que não fiquem sem assistência, a Prefeitura, através da Secretaria da Causa Animal (SMCA), fornece alimentação, cuidados de higiene e veterinários. Entretanto, esses espaços funcionam como um lar temporário, esta campanha, então, busca encontrar um novo lar amigável, com muito amor e carinho para os animais.

“Atualmente, temos 23 cachorros nos abrigos e não considero a adoção importante somente para os animais, mas igualmente importante também para as pessoas que adotam, pois é uma troca enorme de carinho e afeto. A recompensa para quem adota é enorme e, lógico, para os animais também, afinal alguns infelizmente sofreram muito com maus-tratos e merecem um lar que forneça carinho e amor para eles”, destaca o secretário da Causa Animal, Anderson Santos.

Para “Adotar nossa história”
Para realizar a adoção dos animais, basta entrar em contato com a SMCA, pelo telefone: (53) 3233-7276, pelo email: [email protected] ou no endereço Rua Vice Almirante Abreu, 739, das 13h até às 18h, de segunda à sexta-feira. Para o processo é necessário Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e muito amor.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome