Abertura da safra do camarão é marcada por cerimônia e degustação de paella em Rio Grande

O evento contou com a distribuição de 300 porções de paella de camarão para a comunidade. (Foto: Divulgação)

A cerimônia oficial da abertura da safra do camarão de 2023 em Rio Grande foi realizada na sexta-feira (3), no Largo Barbosa Coelho. O evento contou com a distribuição de 300 porções de paella de camarão para a comunidade, preparada pelos chefs José Marquetoti e Paulo Paes, ao som instrumental do músico Carlinhos Teclados.

O prefeito Fábio Branco (MDB) afirmou que o objetivo do ato foi o despertar para a importância e para o potencial do camarão no município, não só economicamente para o pescador, mas para fazer disso uma atividade turística. “Temos que mostrar para as pessoas que nós temos o melhor camarão do mundo. Podemos agregar oportunidades da cadeia produtiva, gerar emprego e renda. Além disso, é preciso fortalecer a indústria pesqueira, que está subaproveitada. Esse ato é um plantio que estamos fazendo para a recuperação do futuro”, afirma.

A iniciativa de comemorar este ato com a distribuição de paella para a população foi da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento, Inovação e Turismo (SMDIT) Lu Compiani Branco, em parceria com a Secretaria da Pesca, Agricultura e Cooperativismo (SMPAC). A secretária afirma que essa é uma data significativa e que marca a trajetória da cidade. “É um momento de confraternizar e chamar a atenção para esse nicho que é tão importante para nós e faz parte do desenvolvimento do nosso município”, diz.

Prefeito Fábio Branco (MDB) e primeira-dama e secretária de Desenvolvimento, Inovação e Turismo (SMDIT) Lu Compiani Branco, participaram da atividade. (Foto: Divulgação)

Em seu pronunciamento, o vereador e presidente da Colônia de Pescadores Z-1, Nilton Machado, ressaltou a importância da pesca artesanal para a economia. “Temos uma riqueza não somente econômica, mas também histórica. Na cidade do Rio Grande, em torno de mil pescadores se beneficiam do camarão como único meio de subsistência”, explica.

Os parceiros e apoiadores da Prefeitura Municipal na realização deste evento foram Colônia de Pescadores Z-1, Emater/RS-Ascar, Papelaria Pacotão, Supermercados Guanabara, Camil Alimentos, Torquato Pontes Pescados SA, Peixaria L&L, Marinha do Brasil e Estação Marinha de Aquacultura (EMA-FURG).

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome