Rio Grande: Projeto Viva a Capilha transforma turismo às margens da Lagoa Mirim

Trilhas possibilitam o contato com a natureza preservada do local. (Foto: Divulgação)

A praia da Capilha em Rio Grande vem recebendo atenção especial dos veranistas que se deslocam para a região Sul do estado. Para quem quer fugir da correria das grandes praias e, além de conhecer o local, contemplar as belezas da área preservada do Taim, a Capilha é uma ótima opção.

A pequena localidade a cerca de 80 quilômetros de Rio Grande tem recebido, durante a alta temporada, um número maior de visitantes. Segundo informações da subprefeitura local, o número de visitantes cresce consideravelmente na praia situada à beira da Lagoa Mirim aos sábados e domingos. Darcio Silva Garcia, subprefeito da Capilha, comenta que o maior movimento ocorre no fim de semana e que por conta disso a Guarda Municipal de Trânsito tem estado no local para trazer mais segurança aos turistas e moradores.

Nos últimos meses, o local vem recebendo uma atenção especial através do projeto “Viva a Capilha”, uma iniciativa executada pela Prefeitura em parceria com o Sebrae e o grupo CMPC. Através do convênio, a entidade empresarial presta consultoria aos empreendimentos dispostos a abraçar a ideia. O acompanhamento dos negócios para impulsionar o turismo na região vai desde intervenções na gestão ao trabalho nas mídias, logo, arquitetura e inovação visual.

Um dos empreendimentos turísticos integrantes do projeto é a trilha Caminhando pelo Taim, uma atividade que une as belezas da Reserva Ecológica do Taim à história da Capilha.

As opções de passeios contemplam atividades históricas, falésias, banhados, avifauna
e percurso dentro da mata nativa. (Foto: Divulgação)

O passeio conta com quatro opções de trilhas: o Passeio da Capilha, uma atividade cultural e histórica que parte da famosa capela local e passa por falésias até as margens da Lagoa Mirim; o Passeio do Tigre, em uma área entre a Lagoa Mirim e banhados com ampla variedade de avifauna; o Passeio da Nicola, com grande área de banhado, cordão de dunas, avifauna, jacarés e capivaras; e a Trilha da Figueira, um percurso dentro da mata nativa, com corticeiras, palmeiras, além de uma exuberante figueira em um percurso com duração de, aproximadamente, 1h30. Grupos de até 50 pessoas podem realizar os percursos com a guia Bianca Martins. Os valores variam entre R$ 100 e R$ 350, dependendo do número de participantes.

É possível agendar passeios pelas trilhas ou obter mais informações através do telefone (53) 99978-0376, além do email [email protected]. Segundo Bianca, a iniciativa para fomentar o turismo já vem dando resultados. “Pra quem topou participar do projeto muitas coisas estão mudando e pra melhor. A procura pra passeios aumentou bastante”, conta.

Outro ponto da Capilha que tem sido beneficiado pela alta temporada é o Restaurante Mirim, fundado em 1981 pelos avós do atual administrador Vinicius Bacelo da Silva. Armênio e Nadir fundaram e coordenaram o local por quase duas décadas, até que a mãe de Vinicius, Jaqueline Bacelo, assumisse o restaurante. Mais de 20 anos se passaram até que o empreendimento fosse passado para a terceira geração da família. E Vinícius, junto de sua esposa Angélica comandam o local em um período em que o movimento no turismo na Capilha vem apresentando uma curva acentuada.

Restaurante Mirim está na terceira geração da família e é reconhecido pela qualidade
das refeições e o famoso arroz de leite

Conforme o administrador, o Viva a Capilha chegou justamente na época em que ele e sua esposa pensavam em iniciar reformas para repaginar o local. “Tanto a Prefeitura, como o Sebrae e o Ministério Público acabaram nos ajudando nessas reformas aí de logo, arquiteta, enfim, algumas mudanças que vieram só para acrescentar e melhorar o nosso ambiente e serviço”, comemora.

Com um arroz de leite reconhecido na região pela qualidade, o Mirim fornece comida caseira feita no fogão a lenha das 8h às 19h30 de segunda a sábado e, durante a temporada de verão, o restaurante funciona aos domingos, das 8h às 15h.

Os veranistas que se dirigirem à Capilha também encontram serviços de hospedagem, camping e outras opções gastronômicas.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome