Para qualificar as aulas do projeto de ginástica artística da Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) Professora Wanda Rocha Martins, está em construção um espaço propício ao treinamento da modalidade, alinhado à trajetória premiada da equipe de ginastas da escola.
Projetada pelo Gabinete de Programas e Projetos Especiais (GPPE), a Academia de Ginástica Artística Profª Wanda Rocha Martins, no Balneário Cassino, é mais uma ação de incentivo ao esporte do Rio Grande.
A obra foi iniciada em março deste ano, com prazo de duração de seis meses, e teve um orçamento de R$ 682.158,54, oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
“É uma obra pré-moldada, por isso tem um tempo mais curto que as outras”, explica o engenheiro Ataualpa da Silva Agostinho, do GPPE, responsável pela fiscalização dos serviços. “Essa semana concretamos as fundações, depois vamos para a montagem dos pilares”.
A Academia, anexa ao ginásio de esportes da escola, seguirá o mesmo padrão arquitetônico e terá uma área de aproximadamente 500 metros quadrados.
Vanessa Xavier é quem ministra as aulas de ginástica artística da escola. Para a professora, a nova instalação só tem a acrescentar ao projeto, que existe desde 2005. Atualmente, os treinos acontecem em uma sala improvisada no ginásio, inadequada às práticas de ginástica.
“É um espaço importantíssimo para a nossa ginástica, para toda a comunidade, porque não é só o pessoal da ginástica que vai usar as instalações, os alunos da escola também vão, na Educação Física, mas, em especial, para as ginastas, que vão ter uma sala adequada, uma sala de maior qualidade, com os aparelhos todos colocados no lugar”.