Rio Grande anuncia resposta para insegurança nas escolas

Dentre as iniciativas, o Executivo optou por antecipar o início ao programa da Guarda Escolar, que já estava sendo planejado. (Foto: Richard Furtado/Prefeitura Municipal de Pelotas)

Diante do cenário de insegurança nas escolas que tomou o país nas últimas semanas, tendo ciência do problema e buscando encontrar soluções eficazes, a Prefeitura do Rio Grande anunciou nesta quarta-feira (12), em coletiva de imprensa, uma série de medidas para reforçar a segurança nas instituições de ensino.

Guarda Municipal Escolar

O Governo Municipal optou por antecipar o início ao programa da Guarda Escolar, que já estava sendo planejado. O trabalho já está sendo executado, tendo como foco os horários de entrada e saída de alunos. De acordo com o Prefeito, os guardas formados em dezembro do ano passado já possuem qualificação para a Patrulha Escolar, o que evidencia um novo modelo de atuação para a Guarda, buscando apoiar os órgãos de segurança do estado, que são os responsáveis por garantir a segurança nos municípios.

“É um conceito em segurança pública que estamos trazendo para Rio Grande. Qualificamos nossos agentes para que possam apoiar diretamente as ações da Brigada Militar e outros órgãos, promovendo cursos, comprando equipamentos, treinando pessoas. Estamos fazendo um trabalho psicológico para sabermos quem tem condições de atuar dessa forma, afirmou o Prefeito Fábio Branco.

Com a antecipação do início, já existem números que evidenciam a atuação da Guarda a respeito do tema. De acordo com Castro, desde 1º de abril, o sistema de gestão operacional da Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS) computa 188 ações junto às escolas municipais, entre elas, 16 palestras.
“Todas as ações que nós estamos fazendo visam entregar uma Guarda Municipal muito mais qualificada e preparada para atender a comunidade do Rio Grande. Neste momento são quatro equipes, com quatro viaturas, operando nessa questão das escolas em todas as áreas, na zona rural, no centro e nos bairros, comenta o Secretário Castro. Ele acrescenta também que não existe hoje, nos canais de inteligência de segurança pública no município, qualquer indício material de um ataque.

Ainda sobre o tema, Branco agradeceu o empenho e a parceria da Brigada Militar, da Polícia Civil e demais forças de segurança do estado pelo seu importante papel nas investigações dos episódios ocorridos em Rio Grande e sua pronta resposta. Como esclarecimento ele mencionou que o incidente na Escola Juvenal Miller foi prontamente identificado e a resposta célere evitou problemas maiores. Da mesma forma, agradeceu pela atuação no caso da Escola Rui Poester, onde as investigações apontaram para uma situação falsa e sem indícios de ataque real.

WhatsApp para comunicação direta com a Guarda

Durante a coletiva foi anunciado um novo canal para receber as denúncias sobre a segurança das escolas, diretamente com a Guarda Municipal. O número é o 3233-7297, nova opção para contato junto com o 153, canal tradicional da Guarda.

Dessa forma, a intenção é reunir as informações e evitar a disseminação de fake news que, além de provocar pânico, também acabam por atrapalhar possíveis investigações a respeito de situações reais.
“Quando recebemos qualquer informação hoje, a primeira coisa que devemos nos perguntar é se é verdadeiro e procurar os órgãos de segurança. Não adianta levarmos a informação errada como certa e isso se tornar uma pólvora diante de um momento que já é tão delicado. Então estamos lançando esse canal para que seja possível enviar informações para a Guarda na maior velocidade possível”, diz Castro.

Assim, a orientação é que todas as informações e denúncias sobre a segurança escolar sejam encaminhadas para o novo número. A Guarda irá recepcionar esses dados e dar encaminhamento ou então informar que se trata de fake news. “Fica esse pedido. Se alguém tiver alguma informação, que registre na Polícia Civil. Precisamos manter a tranquilidade e combater os dados falsos. Se for constatado que é fake, é importante que a instituição informe isso aos pais”, acrescenta o secretário.

Treinamento de resposta nas escolas

Após a repercussão de um possível ataque na Escola Rui Poester, representantes do executivo estiveram no local para dialogar com os pais e toda comunidade escolar. Na oportunidade, o Prefeito Fábio Branco avaliou que as escolas não possuem um protocolo eficaz de resposta para situações de risco.

Assim, a pedido dele, a Defesa Civil iniciou um programa de treinamento, já em execução, que deve ser estendido para toda a rede de ensino do Município. Como os servidores do setor possuem capacitação para situações de risco, a intenção é promover uma formação às equipes escolares, fornecendo diplomas, e entregar cartilhas que sirvam de base para a formatação de um protocolo de emergência.

Programas para atacar a causa

Além de buscar respostas para o atual problema, a Prefeitura também está trabalhando para evitar novas situações semelhantes, atuando diretamente na causa. O Programa Virada da Paz é o carro-chefe da atual gestão para a área da segurança e tem como objetivo a implantação de um modelo mais proativo e multidisciplinar para, de forma integrada, trabalhar com inteligência estratégica para oportunizar maior segurança para a comunidade rio-grandina.

Tendo consciência da atual realidade, o programa se propõe a conectar Forças de Segurança, Poder Judiciário, Prefeitura e outros parceiros em um objetivo comum, que é reduzir os índices de violência no município a partir de um grande movimento social preventivo, com foco nas evidências e peculiaridades vivenciadas pela população, assim como no atendimento do público considerado de risco.

Neste contexto, o programa tem uma metodologia fortemente comprometida com a questão socioeducativa e prevê atenção estratégica de jovens, adolescentes e crianças desde o seu nascimento, oportunizando programas específicos para cada etapa da vida. A intenção é trazer iniciativas baseadas em evidências práticas, além de também explorar propostas já praticadas no município e que podem ser importantes instrumentos para o desenvolvimento do projeto.

Uma dessas propostas é a do Programa Família Rio-grandina, que terá o Virada da Paz como um grande apoio para resgatar a essência das ações municipais voltadas para a população mais vulnerável e visa a priorização de famílias, partindo de indicadores como a vulnerabilidade social, a saúde, a educação e segurança. Com isso, visa a oferta de atendimento multiprofissional para que essas situações possam ser superadas.

“Hoje estamos vivendo a consequência e o que precisamos é investir nesse conceito da prevenção e o cuidado com nossas crianças. Vamos cuidar de todas as crianças, todas elas serão mapeadas e acompanhadas, em um trabalho transversal com outras secretarias. Em cada momento que o poder público chegar na casa das pessoas, seja por meio da Educação, Saúde ou Assistência Social, vai recolher as informações e elencar outras necessidades. Queremos agir nas famílias, entendemos que é importante reforçar a estrutura familiar. Estamos atentos, preocupados e vamos continuar agindo de maneira muito firme para aqueles que necessitam”, destacou o Prefeito.

Tanto o Virada da Paz quanto o Programa Família Rio-grandina têm lançamento previsto para o mês de maio de 2023.

Confira, abaixo, todas as medidas anunciadas nesta quarta-feira (12).

1 – Antecipação da atuação da Guarda Municipal Escolar – Todos os Guardas possuem qualificação em Patrulha Escolar desde a formatura em dezembro de 2022;
2 – Canal de whatsapp para comunicação direta com a Guarda Municipal (32337297 ou 153);
3 – Antecipação da agenda dos Promotores da Paz, Guarda Mirim e PROERD;
4- Canal de Inteligência Permanente dos órgãos que compõem o GGI (Gabinete de Gestão Integrada) com troca de informações recebidas pela comunidade;
5- Nomeação de Grupo de Gestão permanente para análise da situação e busca de soluções (SMED, SMCAS e SMMAS);
6- Análise dos sistemas de segurança que já estão em andamento, buscando a melhor solução para o problema que for identificado;
7 – Reanálise dos protocolos de acesso às escolas (entrada e saída) junto à Secretaria de Município de Educação (SMEd);
8 – Lançamento do Programa Virada da Paz no dia 03 de maio, às 18h, no CIDEC-Sul;
9 – Programa Família Rio-grandina;
10 – Treinamento de protocolos de riscos nas escolas, realizado pela Defesa Civil.

Indicadores

Todos os indicadores de criminalidade no município do Rio Grande têm tido queda em comparação com o mesmo período do ano passado, o que demonstra que os órgãos de segurança do município vêm atuando para garantir segurança constante à população. Todos os recursos disponíveis do município estão à disposição da comunidade escolar.

→ Roubo a transporte coletivo – queda de 64%
→ Roubo a pedestre – queda de 5%
→ Roubo a estabelecimento comercial – queda de 38%
→ Roubo a veículos – queda 78%
→ Roubo a residências queda de 64%
→ Homicídios – queda de 44%

Evite Fake News! Antes de compartilhar qualquer informação, procure os órgãos de segurança através do 153 ou pelo whatsapp: 32337297

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome