
A reitora da Fundação Universidade do Rio Grande (FURG), Suzane Gonçalves, participou, na quarta-feira (27), de uma reunião entre os reitores das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e o ministro da Educação, Camilo Santana, para tratar dos cortes no orçamento das universidades brasileiras.
“Embora os anúncios sejam positivos, eles ainda são insuficientes para resolver a situação da FURG. Seguimos na busca pela suplementação do orçamento”, disse a reitora ao final do encontro. De acordo com Suzane, o ministro Santana anunciou uma recomposição orçamentária do montante cortado por ocasião da aprovação do Projeto de Lei Orçamentária de 2025 (PLOA), no valor de R$ 400 milhões. O valor é global e será distribuído proporcionalmente entre todas as universidades e institutos federais.
Outro anúncio foi em relação ao limite anual de orçamento dos institutos e universidades federais, que, a partir de junho, voltará a ser de um doze avos, em vez da medida adotada em março, que restringia o uso do orçamento a um dezoito avos do total previsto para o ano na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025.
Segundo Suzane, a presença expressiva de ministros e o pacote anunciado demonstram a sensibilidade do Governo Federal diante da grave situação financeira das universidades brasileiras. Embora seja um passo importante, ainda não é suficiente para que a FURG deixe de adotar medidas restritivas para a contenção de despesas. “As universidades federais vêm operando no limite, comprometendo atividades essenciais de ensino, pesquisa, extensão e manutenção. Isso é resultado de um acúmulo de quase dez anos, que impacta severamente nossas capacidades estruturais e operacionais.”



