Por Laura Cosme
O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, ressaltou que a empresa irá se responsabilizar pela retomada do Polo Naval da cidade do Rio Grande. A declaração foi realizada na manhã desta segunda-feira (29), em uma reunião-almoço, na Câmara de Comércio do Rio Grande,
Na ocasião, Prates, que também visitou o Estaleiro Rio Grande, assinou o termo de cooperação técnica entre a Petrobras e a Refinaria Riograndense, que visa consolidar a primeira biorrefinaria do país.
“Nós queremos assumir o compromisso com vocês que nós vamos de fato recuperar a indústria naval da cidade do Rio Grande”, evidencia o presidente.
O presidente explicou ainda quais serão os próximos passos para a retomada da indústria naval. “Para a Petrobras ser protagonista é necessária uma conjunção de fatores, políticas de Governo e Estado, o presidente Lula (PT) já tem falado muito sobre isso. Nós vamos discutir onde estão os agentes econômicos nesta área no Brasil todo. Certamente as instalações que estão aqui servem para atender as demandas da Petrobras. Nós temos que mapear o que restou da indústria naval, e aqui estamos percebendo que temos condições de reativar as atividades”, ressalta.
“Do nosso lado vamos olhar a demanda e com responsabilidade econômica vamos reconstruir a indústria naval no Brasil. Aqui temos condições de retorno quase imediato”, afirmou ele. O presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, ao ser questionado sobre a possibilidade de construção de embarcações em Rio Grande afirmou que “esses navios não serão construídos a qualquer preço ou a qualquer prazo, faremos tudo com muita responsabilidade para termos um investimento de longo prazo”.