Pelotas supera 9 mil doses aplicadas contra Covid-19

Foto: Rodrigo Chagas/Prefeitura de Pelotas

Cerca de 400 profissionais da saúde, entre técnicos e auxiliares de enfermagem, enfermeiros, médicos, odontólogos e fisioterapeutas, todos com idade acima de 60 anos, garantiram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 neste fim de semana, em Pelotas. A partir da segunda-feira (8), o Município, que já atingiu mais de 9 mil doses aplicadas, ampliará a imunização para os demais profissionais de saúde, da mesma faixa etária.

O grupo que procurou a imunização nos dois prédios do Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul), neste fim de semana, tiveram acesso controlado a partir dos protocolos de prevenção à pandemia, além de passarem por uma triagem para registro de dados e comprovação profissional. Entre eles, esteve a técnica de enfermagem Indiara Martins, 61 anos, que não escondia a emoção ao receber a vacina. “É uma benção, quase um milagre”, afirmou. 

Outros profissionais
A força-tarefa para vacinação de profissionais de saúde, nos dois prédios do IFSul, será mantida na segunda-feira (8) e terça-feira (9). Além de prosseguir imunizando os integrantes dos dois grupos alvos do fim de semana, a Secretaria Municipal de Saúde irá ampliar para o grupo seguinte que é composto por todos os outros profissionais que atuam em serviços de saúde, conforme a orientação do governo estadual. Entre os profissionais e trabalhadores, com mais de 60 anos, que poderão se imunizar estão farmacêuticos, bioquímicos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos, educadores físicos, veterinários, técnicos e auxiliares em radiologia, e técnicos e auxiliares de laboratórios.

A força-tarefa também irá aplicar a primeira dose da vacina em trabalhadores das áreas administrativas de empresas que prestam serviços à saúde, incluindo recepcionistas, secretários e higienizadores. A vacinação ocorrerá das 9h às 19h.

Documentos para a vacinação
A secretária municipal de saúde, Roberta Paganini, esclarece que os profissionais  precisam apresentar a carteira do conselho da categoria, comprovante de residência e, preferencialmente, o cartão do SUS. 

“Já os demais profissionais e trabalhadores só serão vacinados mediante comprovação de vínculo com empresa ligada à área da saúde. Então devem apresentar a carteira de trabalho ou contracheque, desde que, através desses documentos, fique claro que a empresa empregadora é da área da saúde. Caso contrário, deve apresentar, também, uma  declaração da empresa com carimbo e assinatura do responsável”, esclareceu Roberta. 

Novas doses
A expectativa da SMS é receber na próxima semana 7.110 novas doses da vacina contra Covid-19. O lote, conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde, deve ser dividido em 2.220 doses para profissionais e trabalhadores da saúde e 4.890 para idosos com 85 anos ou mais. Os locais e horários para imunização desta faixa etária devem ser divulgados nos próximos dias. A SMS ainda salienta a importância do cadastro no site da Prefeitura dos idosos acamados, que também estão incluídos na nova leva de vacinas.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome