Distanciamento Controlado: Região de Pelotas continua na bandeira laranja

Foto: Divulgação

Na tarde desta segunda-feira (27), o governador Eduardo Leite (PSDB) fez transmissão ao vivo para atualizações do modelo de Distanciamento Controlado, referente ao mapa definitivo.

Após recursos analisados, oito regiões permaneceram em bandeira vermelha, abrangendo 252 municípios e 7.199.739 habitantes. São elas: Caxias do Sul, Taquara, Canoas, Porto Alegre, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Passo Fundo e Palmeira das Missões.

Além disso, ficam em bandeira laranja as regiões de Santo Ângelo, Cruz Alta, Santa Rosa, Pelotas, Bagé e Santa Cruz do Sul. De modo geral, conforme o governador, um dos indicadores que auxiliou para a retomada da bandeira que caracteriza o risco médio foi a disponibilidade de leitos, que tem sido ampliada pelo Estado.

Já estavam em bandeira laranja as regiões de Lajeado, Cachoeira do Sul, Erechim, Ijuí, Uruguaiana e Santa Maria.

Referente à região de Pelotas, Leite explicou que houve uma melhora referente ao número de casos ativos de Covid-19 para recuperados. Ainda, também foram levados em consideração a capacidade de oferta de leitos e uma estabilidade em número de internações em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“A região de Pelotas teve uma variação de hospitalizações que gera preocupação, mas é uma região onde há muita disponibilidade de leitos hospitalares”, disse.

A 12ª rodada do mapa definitivo passa a valer a partir de amanhã (28) e segue até o dia 3 de agosto.

Conforme boletim divulgado pela Secretaria da Saúde, no estado, são 60.044 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. Ainda, há 1.611 óbitos e 51.304 pacientes recuperados.

Estado de saúde do governador

Na oportunidade, Leite explicou que após o exame com a confirmação de coronavírus, sentiu sintomas leves, como dor de cabeça e cansaço, mas fez uso de analgésicos comuns. Sua agenda tem sido mantida de forma virtual e mais servidores passaram para o trabalho remoto, de forma a evitar contágio no Palácio Piratini.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome