Raça Crioula adapta seu calendário de provas para integrar a Expointer 2021

Programação foi ajustada para que a raça esteja na Expointer. (Foto: Divulgação/Fagner Almeida)

O governo do Estado confirmou a realização da edição 2021 da Expointer, entre os dias 4 e 12 de setembro. A feira agropecuária, que chega à 44ª edição, deverá ter controle de público e restrições conforme protocolos sanitários da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Em razão desta definição, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) ajustou sua agenda de seletivas previstas para o segundo semestre, divulgando assim as disputas que estarão dentro da programação da feira.

A Classificatória Aberta ao Freio de Ouro ocorre de 30 de agosto a 5 de setembro, a Supercopa do Freio do Proprietário, dias 6 e 7 de setembro e a Final da Morfologia, entre os dias 8 e 12 de setembro e farão parte do evento, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A tradicional final do Freio de Ouro, que ocorria no primeiro final de semana da Expointer, será entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro.

Esta readequação na agenda foi feita para manter essa proximidade de longa data da Associação com a maior feira a céu aberto da América Latina, a Expointer. De acordo com o vice-presidente de Exposições e Provas Morfológicas, Eduardo Móglia Suñe, a Associação sempre manteve contato com a Secretaria de Agricultura do Estado, compartilhando o seu calendário de provas, e havia deixado internamente a possibilidade de alteração, no caso da indicação de uma data diferente da qual estavam previstos os eventos anteriormente. “Entendemos que a Expointer não seria a mesma sem a raça Crioula e nem a raça Crioula seria a mesma sem estar na Expointer. É uma parceria de anos, portanto mudamos o calendário para que a raça esteja nela”, afirma.

Morfologia
Os criadores da raça Crioula estão cada vez mais próximos da lista de animais que vão compor as filas da grande decisão morfológica do ciclo. O Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), foi a sede da segunda e última Prévia Morfológica do ciclo, entre os dias 21 e 24 de julho. Avaliados pelos técnicos Gustavo Arhanitsch, Rodrigo Albuquerque Py e Thiago Andreolla Persici, 89 machos e 137 fêmeas entraram em pista. Destes, 108 animais foram pré-aprovados e seguem com chance de garantir as vagas.

No total de participantes que chegaram para esta avaliação, 243 animais estão divididos entre 89 machos e 154 fêmeas, exemplares que passaram pela admissão feita pelo técnico supervisor deste evento, Felipe Caccia Maciel. Novamente há superioridade no número de éguas candidatas às vagas, que representam 63,3% dos animais presentes. A lista final de animais aprovados nas Prévias Morfológicas 01 e 02 será divulgada nos canais oficiais da ABCCC.

Ao todo, o ciclo 2021 da Morfologia conta com duas atividades Prévias e, ao final dos campeonatos avaliados em cada uma delas, é anunciada uma lista de animais pré-aprovados, que seguem com chance na disputa por uma vaga na Final da Morfologia, em Esteio. A lista geral e oficial dos animais habilitados para participar da decisão morfológica será divulgada após a realização da última Prévia do calendário, nas mídias oficiais da ABCCC.

Antes das prévias, foram realizadas cinco Exposições Passaporte (Outonal, Bagé, Uruguaiana, Ourinhos e Lages) que já deram vaga a 40 animais garantidos na Morfologia da raça Crioula na Expointer.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome