Primeiro Concurso de Carne do Brasil se destaca pela qualidade dos cortes apresentados

Evento ocorreu no Universo Pecuária, em Lavras do Sul, e premiou seis categorias entre os 15 concorrentes (Foto: Genaro Guerra/Divulgação)

A programação do Universo Pecuária, em Lavras do Sul (RS), contou com o 1º Concurso de Carne do Brasil, realizado nesta sexta-feira, primeiro de novembro, no espaço da Via Gastronômica e Cultural. Quatro jurados renomados avaliaram 15 concorrentes, com amostras de carnes de diferentes raças e uma plateia muito atenta aos cortes servidos. O evento foi promovido pelo Universo Pecuária, Instituto Desenvolve Pecuária, pelo sommelier de carnes André Madruga e o chef Douglas Parrillero. A premiação se dividiu em seis categorias: Ouro, Prata, Bronze, Melhor Sabor, Mais Macia e Apresentação.

O Concurso teve como objetivo iniciar uma cultura de valorização das marcas de carne conforme suas diferentes características, usando como base a análise sensorial de jurados capacitados. Foram avaliados critérios como as características organolépticas da carne bovina, ou seja, aquelas percebidas pelo consumidor, como sabor, textura e suculência, ao invés das tradicionais avaliações das carcaças bovinas.

A diretora técnica da SIA – Serviço de Inteligência em Agronegócios, Marcela Santana, abriu o Concurso afirmando que a sua realização se deve à vontade de dar “o primeiro passo para a valorização da carne e a educação dos consumidores dessa proteína”. Salientou que o evento contou com um corpo técnico qualificado. Foram avaliadores André Madruga, sommelier de carnes; Santiago Luzardo, integrante do INIA, Instituto Nacional de Investigação Agropecuária do Uruguai; Élen Nalério, médica veterinária e pesquisadora da Embrapa, e Carlos Simm, presidente da Associação dos Produtores dos Campos de Cima da Serra.

A diretora executiva do Instituto Desenvolve Pecuária, Elísia Corrêa, salientou que a entidade tinha este sonho que agora se realizou e hoje a entidade se une “a todo esse grupo muito especial”. Já o chef Douglas Parrillero, do Salero Empório Churrasco, de Santa Maria (RS), agradeceu a presença de todos e por prestigiarem “esta ideia que está se tornando realidade com a valorização da nossa carne”.

Ao final da avaliação de oito características dos cortes de carne, André Madruga fez uma provocação ao público presente perguntando se alguém se arriscaria em dizer o que foi realizado pelos jurados. Respondeu, dizendo que eles fizeram a avaliação de uma carne como qualquer pessoa quando vai comer o seu churrasco. “Nós avaliamos a suculência, o sabor, o cheiro, então tudo isso vai influenciar na hora de vocês comerem uma carne. E as pontuações que receberam aqui é como se fosse um consumidor que gostasse muito de carne, muito curioso, procurando essas diferenças na carne bovina”, explicou, ressaltando que as pontuações altas nesses quesitos querem dizer que é uma carne de alta qualidade.

Após a avaliação dos jurados e a contagem dos pontos, a diretora técnica da SIA anunciou os vencedores de cada categoria. O produtor Willian Sousa Vanhove, de Cacequi (RS), recebeu as medalhas de Ouro e de Bronze com gado geral e 100% a pasto, assim como a sua carne foi premiada como a Mais Macia. Em segundo lugar, com a medalha de Prata, ficou Lídia Machado Severo, de Lavras do Sul (RS), com gado Cruza Jersey e 100% campo nativo, que também venceu a melhor Apresentação. Na categoria de Melhor Sabor, ficou a produtora Susana Moreira Magalhães, de Dom Pedrito (RS), com gado Red Angus 100% e pasto.

O Universo Pecuária é uma realização do Sindicato Rural de Lavras do Sul, com a correalização da Cotrisul, Prefeitura de Lavras do Sul, Sebrae RS, Senar RS e Farsul, com projeto e execução da SIA – Serviço de Inteligência em Agronegócios. O patrocínio é do Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte de Lavras do Sul, CEEE Equatorial, Caixa, Banco do Brasil, Banrisul, Badesul, BRDE e Sicredi. Mais informações sobre a programação podem ser conferidas no site www.universopecuaria.com.br.

Confira os vencedores

OURO
Lote 128 – (Willian Souza Vanhove) Cacequi, gado geral, + 36 meses, 100% pasto, in natura

PRATA
Lote 159 – (Lídia Machado Severo) Lavras do Sul, 7 anos, 100% campo nativo/CMM, Cruza Jersey, sanitária

BRONZE
Lote 176 – (Willian Souza Vanhove) Cacequi, gado geral, 24-36 meses, 100% pasto

MELHOR SABOR
Lote 343 – (Susana Moreira Magalhães) Dom Pedrito, Red Angus, 20 meses, 100% pasto, Maturação em vácuo por 10 dias

MAIS MACIA
Lote 176 – (Willian Souza Vanhove) Cacequi, gado geral, 24-36 meses, 100% pasto

APRESENTAÇÃO
Lote 159 – (Lídia Machado Severo) Lavras do Sul, 7 anos, Cruza Jersey, 100% campo nativo/CMM, sanitária

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome