Inscrições para participação de ovinos na Expointer estão abertas e vão até dia 21 de julho

Expectativa da Arco é de aumento no número de animais presentes no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. (Foto: Nestor Tipa/Divulgação)

A Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) já está recebendo as inscrições de ovinos de todas as raças para a Expointer 2023. Os interessados em participar da feira, que ocorrerá de 26 de agosto a 3 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, devem entrar no site da entidade (www.arcoovinos.com.br) e ir na aba de Exposições, Exposições Abertas e Expointer para ter acesso às informações da circular de inscrição.

As inscrições vão até o dia 21 de julho, sendo que até o dia 19 são com valores normais. Já nos dias 20 e 21 estas inscrições terão um valor adicional. “Esse valor adicional é repassado para as associações promocionais de raça, pois nos dias 27 e 28 é o prazo em que a Arco coloca todas as informações dentro do sistema da Secretaria da Agricultura, que é o número de animais, nome dos expositores, nome dos animais, tatuagem”, explica o presidente da Arco, Edemundo Gressler.

O dirigente reforça que este trabalho é feito há bastante tempo, tanto que é a primeira associação a contemplar a Secretaria com todas as informações para a Expointer. “Isso significa que vai também a informação de quais os jurados de classificação e também a equipe que faz o julgamento de admissão, equipe esta que é composta por quatro técnicos da Arco e quatro técnicos da Secretaria da Agricultura”, destaca.

Gressler afirma que a expectativa, depois de acompanhar os últimos eventos como a Fenovinos e outras exposições do interior, além de exposições em outros estados, é muito positiva para a presença de animais na Expointer. “No ano de 2021 tivemos 809 inscrições. Já em 2022 foram 892, um acréscimo de 10,26%. E estamos trabalhando com um olhar muito positivo que para 2023 podemos ultrapassar a casa dos mil animais inscritos. É um olhar otimista que estamos tendo em função de tudo que está acontecendo, com pessoas envolvidas, cabanhas e genética em crescimento em todas as raças, e a grande vitrine para se mostrar todo esse avanço genético é uma exposição internacional como a nossa Expointer. A gente vê e faz essa leitura que devemos ultrapassar esse acréscimo de 15% a 20%”, observa.

Além disso, o presidente da Arco também espera que haja boa comercialização de todas as raças. “O movimento que está tendo é de muito otimismo, claro que com os pés no chão, mas com uma visão muito saudável para a Expointer de 2023”, complementa, acrescentando ainda o pedido para que os criadores antecipem as inscrições e não deixem para o final. “Façam antes e tenham aquela segurança de que eventualmente é possível fazer a substituição de algum animal”, conclui.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome