Expointer 2021 terá primeiro julgamento de animais de argola da raça Ultrablack

Avaliação ocorrerá nesta quarta-feira (8). (Foto: Eduardo Rocha)

Dois anos após estrear nas pistas da Expointer com animais rústicos, a raça Ultrablack terá seu primeiro julgamento de animais de argola. A avaliação ocorrerá na quarta-feira (8), a partir das 10h, na pista central. Os cinco reprodutores pertencem à Fazenda 4 Linhas, de Guaíba (RS), e à Agropecuária Pitangueira, de Quevedos (RS). A avaliação ficará a cargo do jurado e criador paranaense Cristopher Filippon. “A genética Ultrablack se fortalece nas exposições porque já vem sendo utilizada pelos pecuaristas brasileiros como mais uma ferramenta para produção de carne de qualidade”, ponderou Nivaldo Dzyekanski, presidente da Angus.

Resultado do cruzamento de reprodutores Aberdeen Angus com Brangus, mantendo uma composição de 81,25% de genética Angus, a Ultrablack chegou ao Brasil como promessa para o cruzamento com ventres F1 (animais resultantes do cruzamento Angus x Nelore). Com origem dos Estados Unidos, a raça valoriza os atributos de qualidade concedidos pela Angus à carne e garante a rusticidade típica dos zebuínos. “Temos visto a raça se expandir cada vez mais nos rebanhos brasileiros e se destacar nas pistas de leilão. Na Expointer não será diferente. Veremos uma genética diferenciada”, destacou o gerente de Fomento da Angus e Superintendente de Registro Genealógico da raça Ultrablack, Mateus Pivato.

Na quarta-feira (8), às 10h, ainda irão a julgamento 52 exemplares de argola da raça Angus. Os julgamentos de argola das raças Angus e Ultrablack serão transmitidos pelos canais da Associação Brasileira de Angus no YouTube e pelo seu Facebook.

Angus na Expointer 2021
A Associação Brasileira de Angus participa da Expointer 2021 com 128 animais inscritos (64 exemplares de argola e 51 rústicos Angus e 5 de argola e 8 rústicos da Ultrablack). Em um ano de retomada, a raça volta ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), com programação presencial e virtual, que inclui julgamentos, encontros técnicos e debates. A Associação fará a transmissão dos julgamentos e eventos ao vivo pelo seu canal no YouTube (www.youtube.com/user/Brasilangus) e pelo seu Facebook (www.facebook.com/associacaobrasileiraangus).

A Angus conta com a parceria permanente da Genex e da Socil e, na Expointer, com o patrocínio da Decoy, Neogen e Elanco e apoio da Solução Genética, Allflex e da Azevedo Bento.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome