BAT Brasil: 120 anos investindo na agricultura familiar e impulsionando ações de desenvolvimento sustentável

Fábio Goerck, produtor integrado à BAT, foi um dos beneficiados pelo projeto. (Foto: Gelson Pereira/Divulgação)

Pautada pela sustentabilidade desde o início das suas atividades, a centenária BAT Brasil (antiga Souza Cruz) é reconhecida como líder no setor de tabaco no país com ações inovadoras e sustentáveis. Há 120 anos, a empresa mantém-se atenta a assuntos relevantes à cadeia produtiva do tabaco a fim de impulsionar a agricultura sustentável das pequenas propriedades rurais familiares no sul do país.

Por meio de diferentes iniciativas, programas e projetos, a BAT Brasil estimula a expansão do agronegócio no Brasil. Visando continuar impulsionando o crescimento com a agenda global de ESG -termo em inglês que representa as ações de sustentabilidade considerando os pilares Ambiental, Social e de Governança – a BAT Brasil lançou, em 2022, o ESG Farms: um programa de desenvolvimento de agricultura sustentável das propriedades integradas com o objetivo de torná-las ainda mais prósperas sob o prisma socioambiental e produtivas, em linha com as legislações e exigências de mercado nacional e internacional.

O produtor rural que aderir à iniciativa poderá implementar ou expandir ações relacionadas à eficiência, produtividade e qualidade, legislação e sustentabilidade socioambiental na propriedade.

O programa reforça não apenas o compromisso da BAT Brasil com a sustentabilidade, mas a adoção de preceitos mais sustentáveis e práticas que beneficiam a produtividade agrícola e também elevam a qualidade de vida no campo. “Nosso olhar atento às temáticas de sustentabilidade e bem-estar do produtor não é de hoje e continuaremos buscando iniciativas que desenvolvam a agricultura familiar na produção de tabaco de forma ampla e eficiente”, pontua a gerente de ESG, Comunicação e Difusão de Tecnologias, Amanda Cosenza.

Impulsionado pela BAT Brasil, em parceria com a empresa Produzindo Certo, o programa está focado em três frentes principais: Meio Ambiente, Social e Econômico/Produtivo. Pilares que norteiam avaliações criteriosas e geram um diagnóstico completo da propriedade rural, oportunizando a visualização de melhorias. “O ESG Farms vem para proporcionar o desenvolvimento próspero de toda a cadeia produtiva do tabaco. Isso porque através desse diagnóstico é possível implementar planos de melhorias que, certamente, resultarão na melhoria contínua dos processos daquela propriedade e proporcionarão aumento de qualidade e produtividade”, explica Amanda.

O produtor integrado à BAT, Fábio Goerck, foi um dos participantes do projeto piloto do ESG Farms e observou, na prática, a eficiência do programa. “Com o programa ESG, da BAT, a gente viu que tem umas melhorias na propriedade para fazer e outras que estão de acordo, então acabou sendo um incentivo pra gente gerenciar melhor a propriedade na parte da sustentabilidade”, explica.

Através do projeto piloto em 2022, o ESG Farms trouxe relevantes dados e mostrou impacto positivo, desenhando uma melhora no desempenho sustentável das propriedades participantes do programa. Dessa forma, a empresa almeja dar continuidade ao programa e tem como expectativa atingir 100% da sua base de produtores integrados, tornando o programa uma das maiores iniciativas de desenvolvimento de agricultura sustentável de tabaco no mundo.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome