5ª Delegacia Penitenciária Regional tem novo titular

O agente já atuou no Presídio Regional de Caxias do Sul, onde administrou a unidade. (Foto: Rafa Marin/Ascom Polícia Penal)

A 5ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), sediada em Pelotas, tem novo titular. Trata-se de Fábio Rosa dos Santos, de 40 anos. Servidor penitenciário desde 2014, Santos integrava a equipe operacional do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP) e irá substituir o atual delegado da 5ª DPR, Thalison Coll. O anúncio foi realizado na última sexta-feira (31).

Ao longo da sua trajetória no sistema prisional, o agente atuou no Presídio Regional de Caxias do Sul, onde administrou a unidade. Ainda, foi membro do Grupo de Ações Especiais (Gaes), além de já ter coordenado os Grupos de Intervenção Rápida da 5ª e da 7ª Regiões Penitenciárias. Desde 2019, atuava como instrutor na Escola do Serviço Penitenciário, em disciplinas como Defesa Pessoal e Técnicas e Tecnologias Menos Letais.

Santos é formado em Educação Física e Administração e possui especialização em Administração e Gestão do Conhecimento, Inteligência, Gestão da Informação e Estratégia, além de Iniciação e Treinamento em Lutas. Em 2018, concluiu o II Curso de Operações Penitenciárias Especiais (COPE), e em 2022, o II Curso de Rondas Ostensivas Municipais da Guarda Municipal de Alvorada.

Por sua vez, Coll deixará o comando da unidade na Região Sul, cargo que ocupava desde o começo de 2023, e integrará a equipe operacional do Departamento de Segurança e Execução Penal, em Porto Alegre.

A 5ª Delegacia Penitenciária Regional abrange as unidades prisionais localizadas na Região Sul do Estado, nos municípios de Camaquã, Canguçu, Jaguarão, Pelotas, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome