Após o desaparecimento de um submersível que transportava cinco pessoas rumo a uma expedição ao local onde ficam os destroços do Titanic, a empresa OceanGate emitiu um comunicado informando acreditar que todos os passageiros estavam mortos. Ainda nesta quinta-feira (22), a Guarda Costeira norte-americana confirmou a morte dos desaparecidos e disse ter encontrado destroços que seriam parte do casco do submersível.
Estavam a bordo o multimilionário britânico Hamish Harding, Shahzada Dawood, empresário paquistanês e seu filho Suleman Dawood, Paul-Henry Nargeolet e o próprio diretor-executivo da OceanGate Stockton Rush.
O submergível iniciou a viagem às 8h (9h no horário de Brasília) do domingo (18), mas acabou perdendo contato com o navio de apoio próximo ao final do mergulho ao naufrágio. Desde então havia se instalado um clima de apreensão em busca de sinais que evidenciassem a existência de sobreviventes. Especialistas indicaram que o veículo poderia contar com 96 horas de oxigênio de emergência, mas que o estoque acabaria na manhã de hoje.
O item construído pela empresa, que foi popularmente chamado de submarino nos últimos dias, realizava expedições frequentes e chamou atenção na internet por sua construção considerada amadora.
Os oficiais envolvidos na operação de busca acreditam que a tragédia foi ocasionada por uma implosão, com perda catastrófica de pressão da cabine. Isso ocorre porque os destroços do Titanic ficam a mais de 3 km de profundidade da superfície, local de difícil acesso e grande pressão.
As equipes de localização seguem operando sondas remotas para analisar os destroços e descobrir o que de fato pode ter acontecido.
Comunicado da OceanGate
“Agora acreditamos que nosso CEO Stockton Rush, Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood, Hamish Harding e Paul-Henri Nargeolet, infelizmente, foram perdidos. Esses homens eram verdadeiros exploradores que compartilhavam um distinto espírito de aventura e uma profunda paixão por explorar e proteger os oceanos do mundo. Nossos corações estão com essas cinco almas e todos os membros de suas famílias durante esse período trágico. Lamentamos a perda de vidas e a alegria que eles trouxeram para todos que conheciam. Este é um momento extremamente triste para nossos funcionários dedicados que estão exaustos e sofrendo profundamente com essa perda. Toda a família OceanGate é profundamente grata aos inúmeros homens e mulheres de várias organizações da comunidade internacional que enviaram recursos de grande alcance e trabalharam arduamente nesta missão. Agradecemos seu empenho em encontrar esses cinco exploradores e seus dias e noites de trabalho incansável para apoiar nossa tripulação e suas famílias. Este é um momento muito triste para toda a comunidade de exploradores e para cada um dos familiares daqueles que se perderam no mar. Pedimos respeitosamente que a privacidade dessas famílias seja respeitada durante este momento tão doloroso”.