Rio Grande do Sul tem 88 pontos próprios para banho e 2 impróprios

Praia do laranjal está própria para banho. (Foto: Arquivo/Rafaél de Lima)

O Rio Grande do Sul tem 88 pontos próprios para banho e dois impróprios, conforme o boletim do projeto Balneabilidade da temporada 2022/2023, divulgado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) nesta sexta-feira (10/2). Os veranistas devem evitar:

  • Nova Palma – Balneário Nova Palma – Rio Soturno
  • Santa Vitória do Palmar – Balneário do Porto – Lagoa Mirim

No total, são 90 pontos monitorados em 43 municípios gaúchos. Para acessar a tabela completa, clique aqui.

Os dados das análises das águas são divulgados sempre às sextas-feiras, no site e nas mídias sociais da Fepam, até 24 de fevereiro. Os veranistas também podem consultar os resultados das análises pelo web aplicativo do Sistema de Balneabilidade.

Os avisos de local próprio ou impróprio ficam fixados em placas informativas nos pontos de coleta e análise da água: impróprio significa que as pessoas devem evitar o banho naquele local e próprio, que o banho está liberado.

O Balneabilidade é um projeto realizado pela fundação desde 1979 e integra a Operação RS Verão Total do governo do Estado. As coletas e análises são realizadas pelo laboratório da Fepam em parceria com a equipe das regionais nos balneários do Litoral Norte. O Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) faz as coletas e análises nos balneários da praia do Laranjal e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), nos demais balneários contemplados pelo programa.

Recomendações

  • Entrar na água apenas em local com condição própria para o banho.
  • Evitar tomar banho em época chuvosa, nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, em períodos de cheia dos rios ou em canais pluviais, saídas de córregos ou rios que afluem nas praias, pois as águas podem estar contaminadas por esgotos domésticos.
  • Não tomar banho em locais com concentração de algas, pois podem conter toxinas prejudiciais à saúde.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome